O Brasil entrou em campo nesta quinta-feira (13), pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de Futebol Feminino. Enfrentando a equipe da Austrália, a seleção brasileira chegou a abrir 2×0 no primeiro tempo, porém se perdeu na partida e levou a virada, terminando o jogo sendo derrotado por 3×2.
Fora da primeira partida devido à uma lesão muscular, Marta, capitã da seleção e 6 vezes eleita a melhor jogadora do mundo, começou o confronto como titular e anotou seu primeiro gol na competição, de pênalti, aos 27 minutos do primeiro tempo. Marta marcou seu 16° gol em Mundiais, igualando o alemão Klose e se tornou a primeira, entre mulheres e homens, a marcar gols em cinco Copas do Mundo diferentes.
Mesmo com a Austrália pressionando a saída de bola e marcando fortemente no meio de campo, a seleção brasileira conseguiu achar o segundo gol em uma belíssima jogada individual de Tamires, que aplicou uma caneta na jogadora australiana Gielnik e lançou em profundidade para Debinha, que cruzou perfeitamente a bola para Cristiane marcar, de cabeça, seu 4° gol nessa Copa, com apenas duas partidas jogadas.
Aos 46 minutos do primeiro tempo a Austrália diminuiu a vantagem brasileira com um gol da Foord, levando pressão para os vestiários. Porém, ao retornar para a segunda etapa, o Brasil voltou sem duas de suas principais jogadoras, Marta, ainda se recuperando de lesão, e Formiga, que já possuía um cartão amarelo, foram para o banco. No decorrer da partida o técnico Vadão ainda retirou a atacante Cristiane, fazendo com que a equipe perdesse muito poder de criação de jogadas.
Após pressão e criação de diversas chances de gol, a Austrália chegou ao empate com gol da Logarzo, aos 12 minutos do segundo tempo. Logo depois, aos 23 minutos, a equipe australiana conseguiu a virada com um gol contra de Mônica. A jogada do gol chegou a ir para revisão do VAR, para verificação de impedimento ou não da jogadora Kerr, porém, como não houve participação da jogadora no gol, o gol acabou por ser validado.
A seleção brasileira volta aos campos na próxima terça-feira (18), às 16h (horário de Brasília), contra a equipe da Itália. A equipe não contará com uma de suas principais jogadoras, a volante Formiga, suspensa após levar o segundo cartão amarelo, na última partida. Atualmente o Brasil ocupa a primeira posição do Grupo C, com 3 pontos em duas partidas jogadas, seguido pela Itália, que possui 3 pontos com apenas uma partida jogada, com a Austrália chegando ao 3° lugar, também com 3 pontos em duas partidas. A equipe da Jamaica ainda não pontuou até o momento.