Favelas serão ocupadas para a instalação de UPPs no próximo fim de semana
Dois dos principais redutos do tráfico no Rio, o Complexo de Manguinhos e a Favela do Jacarezinho vão finalmente ser ocupados pelas forças de segurança pública.
A ação, programada para este fim de semana, abrirá caminho para a instalação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). A previsão é que a primeira fase da ocupação dure até o fim do ano, quando a sede da unidade deverá ser inaugurada. A Secretaria de Segurança não confirmou a operação, que pode ainda sofrer alterações.
A retomada do território em Manguinhos e no Jacarezinho vai beneficiar mais de 70 mil pessoas, entre moradores e população que circula pela região.
Arte: O Dia
Dominada pela facção criminosa Comando Vermelho (CV) há décadas, a área se tornou uma das mais perigosas do Rio, devido aos intensos confrontos armados.
As favelas do Mandela e Varginha, vizinhas dos complexos, também vão ser ocupadas. Um grande aparato será usado pelas equipes das polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal.
A operação deverá contar com apoio de veículos blindados da Marinha, além dos ‘caveirões’ das polícias e alguns helicópteros. Os equipamentos incluem blindados anfíbios e tecnologia de ponta para facilitar a comunicação entre os agentes em campo.
O aparato foi usado nas duas últimas grandes ocupações: Rocinha, em novembro, e Mangueira, em junho de 2011. O número de policiais na ação ainda não foi definido. Outros órgãos, como a Secretaria de Estado de Assistência Social e a Guarda Municipal, também participarão da ação.