O Governo Federal disponibiliza, a partir dessa terça-feira, 7, cadastro para solicitação do auxílio emergencial para trabalhadores sem atividade na quarentena. Informais, autônomos e MEIs podem solicitar o benefício de R$ 600.
Registrados no CadÚnico estão dispensados desse novo cadastro e seus dados servem para a liberação do benefício, que deve estar disponível já na próxima quinta-feira, 9.
O depósito será efetuado em conta-poupança da Caixa Econômica Federal, em conta virtual aberta gratuitamente. A solicitação deve ser feita através do site auxilio.caixa.gov.br e o beneficiário acompanha o cadastro e a liberação pelo aplicativo, que também já está disponível.
App para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.auxilio
App para iOS (celulares Apple): https://apps.apple.com/br/app/caixa-aux%C3%ADlio-emergencial/id1506494331
Quem tem direito:
Tem direito a receber o auxílio emergencial pessoa jurídica (Microempreendedor Individual, ou MEI); pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal até o último dia 20 de março; pessoas comprovadamente com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, e de até 3 salários mínimos por família; o contribuinte individual ou facultativo do Regime Geral de Previdência Social; ter mais de 18 anos de idade; não ter recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018.