Comércio livre nas praias e shoppings abertos até 22 horas no Rio

Mesmo sem autorização - Foto: Ellan Lustosa/Código19/Estadão Conteúdo

Mesmo com o aumento de casos do novo coronavírus na cidade do Rio de Janeiro, o prefeito Marcelo Crivella anunciou o início da 5ª fase de flexibilização para hoje, 1º. A nova fase libera os banhos de mar, shoppings em horário normal e ambulantes podem trabalhar nas praias parques e praças.

O Rio vive aumento no número de casos e mortes por Covid-19, segundo a Secretaria de Estado de Saúde, com 150 óbitos e 1.995 casos novos registrados nas últimas 24 horas. Ao todo a cidade tem 13,4 mil mortes e passou dos 165 mil casos.

Os ambulantes podem trabalhar das 7h às 18h nas praias, parques e praças, mas os barraqueiros não podem alugar cadeiras nem barracas, vendendo apenas produtos industrializados – bebida alcoólica está proibida – e com os devidos cuidados previstos nas Regras de Ouro. A nova fase também amplia o horário de funcionamento de restaurantes, bares e lanchonetes que poderão fechar à 1h da madrugada.

Também é permitido o retorno das atividades de massagem e maquiagem no setor de embelezamento; as piscinas estão liberadas em hotéis e hostels e os pontos turísticos com capacidade ampliada de 1/3 para 50%, extensivo a aquário e zoológico privado.