Como lidar com o estresse pós-traumático em favelas?

Foto: (Coletivo Rua/Tércio Teixeira).
Foto: (Coletivo Rua/Tércio Teixeira).

Um transtorno de estresse pós-traumático pode ser ocasionado por diversas situações e levar uma pessoa a ter problemas diretos em sua saúde mental. Esse distúrbio é, em geral ocasionado por alguma situação vivida ou testemunhada, que gere grande impacto e medo.

O estresse pós-traumático é uma condição pode perdurar por dias, meses ou anos, além disso haverá gatilhos que levarão ao sentimento de pavor anterior e o acentuarão ainda mais.

O transtorno é um distúrbio de ansiedade que causa sintomas físicos, psíquicos e emocionais. Um problema pelo qual os moradores de favelas passam diariamente. O morador já sofre desgaste e estresse com as situações de desempregos, aumento no preço dos alimentos e para piorar muitas vezes não consegue descansar em casa, devido ao conflito armado, por exemplo.

Por outro lado, a persistência das pessoas ajudam a passar por esses momentos. Conseguir um tratamento através do governo é uma burocracia grande. Apesar dos profissionais da saúde se esforçarem, mas o problema é a falta de investimento na área.

As causas e o tratamento.

As situações que levam ao transtorno nas favelas; conflitos armados, ameaças de invasões de outras facções, violência física e abuso sexual. Além da pressão que o morador já vem sofrendo no dia a dia. O quão terrível é para uma pessoa que fica no meio de um confronto, onde as balas passam perto, afinal o morador só consegue tentar se proteger. A cada novo conflito, mesmo que esteja em segurança, o replay dos momentos de terror vão voltar a mente de quem vivenciou aquilo. O distúrbio causa pesadelos, flashbacks, ansiedade, tristeza e culpa, levando a outros transtornos, distúrbios e doenças.

O tratamento é realizado com diferentes tipos de psicoterapia e medicamentos. Assim também, é importante identificar o problema o quanto antes para iniciar os cuidados rapidamente.

O estresse pós-traumático está ligado a outras doenças e os cuidados são parecidos. Não é frescura e não é uma doença incurável também. Portanto, procurar por psicólogos para se cuidar  e evitar este e outros problemas é extremamente importante.

Você pode ter um transtorno de estresse pós-traumático e nem saber. Busque uma boa saúde mental e mantenha um acompanhamento com profissionais capacitados para lhe ajudar.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas