“Es gibt kein schlechtes Wetter, nur falsche Kleidung‘“. Esse é um ditado popular alemão que significa “não existe tempo ruim, se estiver com a roupa adequada”.

No inverno, a média de temperatura na Alemanha costuma variar entre 5º C e 10º C . Nesse momento, meias grossas, casacos longos, luvas e gorros são essenciais para não só manter o resfriado longe, como também manter o bom humor por perto.

Algo que parece simples para mulheres de cabelos lisos, como usar uma touca de frio, pode se tornar um desafio para mulheres com cabelo crespo.

Desde a década de 1970, com os movimentos “Black is beautiful” e “Black is Power” o cabelo crespo passou a ser visto como sinônimo de orgulho.

A defensora dos cachos Lorraine Massey vem se dedicando aos estudos de como cuidar dos cachos há mais de 10 anos. Além de ser autora de muitos livros sobre cabelos cacheados, também desenvolveu uma linha de produtos específicos para eles.

Massey influenciou mulheres de diferentes países a assumirem seus cabelos naturais. Alguns anos depois, já era possível encontrar produtos para cabelos cacheados e crespos no mercado brasileiro. As mulheres se sentiam confiantes e poderosas em soltar seus cabelos.

Enquanto essa confiança é reforçada no verão no Brasil, a mesma pode ser abalada no inverno na Alemanha, que tem início em dezembro e perdura até março.

O cabelo crespo e cacheado nos dias quentes serve como uma espécie de “guarda-sol” natural. Já no inverno, deixar o cabelo solto ou úmido de creme pode não ser uma boa ideia.

Além do desafio de cuidar do cabelo afro nos dias frios, há também a dificuldade em encontrar um gorro ou toca que não só protege a cabeça do frio, mas também fique bem no cabelo.

Uma opção é trançar, mas o processo não é financeiramente acessível para todos na Alemanha e, por isso, muitas optam por escovar o cabelo, o que não é recomendado por Massey.

Enquanto alguns com cabelo liso têm muitas opções de acessórios para o inverno, outras e outros, com cabelos afro, precisam encarar mudanças significativas no seu estilo.

Viajar para algum país no qual o inverno é intenso, como na Alemanha, pode impactar não só no visual de uma pessoa, como também no seu humor. Por isso, é importante não se cobrar muito. Assim como você precisa de um tempo para adaptar, seu cabelo também.

Já há algumas semanas vivendo no inverno europeu, eu diria que não existe tempo ruim se estiver com bom humor, isso também é uma forma de sentir confiante.