No próximo dia 04 de junho, das 10h às 18h, o auditório do Centro de Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vai receber a terceira edição do TEDxUFRJ. O encontro, cujo tema central é “como (re)construir a universidade?’, acontecerá em um hall de convivência de 600 m² e se dará em quatro vias: entre pessoas, ou seja, estudantes, professores, comunidade local e apaixonados por mudanças; entre disciplinas, design, saúde, tecnologia e comportamento; entre lugares, portanto, unidades acadêmicas, outras universidades, empresas e poder público; e entre tempos, isto é, entre o passado, presente e futuro.
Com entrada gratuita, a conferência possui mais de mil inscritos e contará com 11 palestrantes (egressos ou não da UFRJ). Entre os principais temas abordados nos quatro blocos da conferência, destacam-se: a apresentação do contexto universitário brasileiro atual, saúde da universidade: aspectos que merecem atenção para a manutenção de uma universidade saudável; a cultura dos construtores: todos são responsáveis pela construção da universidade; e o futuro: projeções para a universidade no Brasil do TEDxUFRJ 2018.
– Cada TEDx é único: traz a possibilidade de mudança, onde quer que seja, a partir de falas inspiradoras e instigantes. Queremos, com o TEDxUFRJ 2018, que a universidade seja mais colaborativa, mais plural, mais participativa. Depende de nós. Somos todos agentes da transformação dos espaços que fazemos parte. E é por isso que esse debate se estende à sociedade. Temos poder para superar os problemas ao nosso redor e sair dessa zona de passividade. Queremos trazer à tona esse sentimento – explica Matheus Leite, estudante de Engenharia Química, que integra a comissão organizadora do TEDxUFRJ 2018.
Diferente da maioria dos eventos TEDx, o da UFRJ é organizado exclusivamente por alunos que se dividem em uma jornada no mínimo tripla, conciliando faculdade, estágio e evento. Há estudantes dos mais diversos cursos, como Engenharia, Artes Visuais, Arquitetura, Biblioteconomia, Letras, Biomedicina, entre outros. Ninguém ganha para falar no TEDx e todos os envolvidos são voluntários.
Ao longo do dia, o TEDxUFRJ oferece oficinas gratuitas para os participantes. Os temas das oficinas são os mais variados e o participante poderá colocar a mão na massa e ainda aprender novas ferramentas para impulsionar a vida e os projetos na prática. Os cursos têm como tema: autoconhecimento, liderança, ioga, meditação e arteterapia.
O TEDxUFRJ é realizado com o apoio institucional do Parque Tecnológico e da Agência de Inovação Tecnológica, além de contar com um time que reúne iniciativas de dentro e fora da universidade, como Centros Acadêmicos, o Diretório Central dos Estudantes, o Núcleo de Empresas Juniores da UFRJ (UFRJr), além de organizadores de outros eventos TEDx no Brasil e no Mundo.
Sobre o evento
A iniciativa surgiu há mais de 30 anos, na Califórnia, e a ideia deu tão certo que, em 2009, criou-se o TEDx: uma espécie de TED que pode acontecer em qualquer lugar do mundo, organizado por pessoas que tenham interesse de trazer ideais e causar transformações. De lá para cá, mais de 5 mil TEDx aconteceram pelo mundo, incluindo o Iraque, o Irã, o Iêmen, a Antártida, o Afeganistão, favelas, presídios, a muralha da China e num palco flutuante no Rio Negro, no Amazonas.
Serviço:
TEDxUFRJ 2018 “Como (re)construir a universidade?”
4 de junho, das 10h às 18h
Auditório do Centro de Tecnologia da UFRJ
Av. Athos da Silveira Ramos, 149 – Cidade Universitária ( Ilha do Fundão)
E-mail: tedxufrj2018@gmail.com
Mais informações:
Matheus Leite
Telefone móvel: 21 98737-5173
FB: https://www.facebook.com/TEDxU