Exposições de livros reunindo vários autores com o foco na periferia, mesa de conversa sobre a cultura do funk e educação, diálogos sobre comunicação comunitária, com representantes da ANF e o lançamento do livro, Marielle Franco – Nesse lugar da política: um mandato interrompido, foram algumas das atividades que atraíram vários públicos para a Casa da Favela, nesta sexta-feira, 11, dentro da programação da Feira Literária Internacional de Paraty – FLIP 2024.

A exposição e venda de livros por editoras, livrarias e autores independentes contou com a participação das seguintes editoras: ANF Produções, Editora UFRJ, Barraco Editorial, Kitembo, Bando Editorial Favelofágico, Nua, Aruanda Editora e Estande coletivo.

Funk conectando Universidade e Favela | DOMINA FUNK, trouxe para a discussão as escritoras Tamiris Coutinho, Juliana Bragança e Ludmylla Gonçalves, com a mediação do DJ GrandMaster Rafael.

A mesa redonda sobre Comunicação Comunitária: instrumento de formação e emancipação individual e coletiva, foi mediada por Paulo de Almeida Filho (ANF Salvador) e teve as presenças das colaboradoras Suellen Barbosa (Recife-PE) e Samaria Passos (São Luis-MA), além de Nathália Braga (Paraty-RJ).

O livro Nesse lugar da política: um mandato interrompido, escrito pela socióloga Priscilla Brito e a jornalista Fernanda Chaves, traz registros da vida da vereadora carioca, assassinada em 2018 – Fernanda Chaves então sua assessora, estava no carro atingido pelos tiros.

O Secretário de Formação, Livro e Leitura, do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba, fez um balanço dos primeiros anos e os próximos passos do plano nacional da secretaria.