As mídias comunitárias exercem um papel importante dentro das periferias onde estão inseridas, sendo muitas vezes a fonte oficial para respaldar os veículos de grande massa.

Diante de tamanha audiência, referência e influência dos comunicadores comunitários com o público das favelas, a TV Bahia, emissora filiada a Rede Globo de Televisão, promoveu um encontro com algumas mídias comunitárias de diferentes locais de Salvador.

Encontro de mídia comunitária na TV Bahia. Crédito: Paulo de Almeida Filho/ ANF

O objetivo é firmar parcerias com as mídias, seja como correspondentes ou na produção de conteúdo, e várias propostas e sugestões foram apresentadas, pelos profissionais da tv e os representantes dos respectivos veículos de comunicação.

Além da ANF- Agência de Notícias das Favelas e o jornal A Voz da Favela, estiveram presente: Boca do Rio Magazine, Fala Cajazeiras, InfoStella, ItapuãCity, Informe Pirajá, Paripe.Net, Portal Pau da Lima, Mussucity News, NordesteEusou, Nosso Engenho e O que fazer no Nordeste de Amaralina.

Crédito: Reprodução

O compartilhamento das ações foram replicadas por todos os presentes e criou-se uma corrente de reciprocidade, afinal não há concorrência entre as mídias que entendem a função social que elas representam para a sociedade.

A interação e integração entre os participantes foi instantânea e espontânea que ao retornar para suas bases, as trocas de informações continuaram através do grupo de aplicativo criado nos bastidores da reunião, e logo um encontro das mídias foi sugerido para os próximos dias, onde espera-se ter novos veículos para dialogar sobre novas ideias. 

Vamos democratizar a informação das favelas!

Artigo anteriorUnidas pela poesia, as sarauzeiras oníricas recitam a vida
Próximo artigoRio: de novo, bala perdida encontra criança como destino
Paulo de Almeida Filho
Jornalista, Especialista em Comunicação Comunitária, Mestre em Gestão da Educação, Tecnologias e Redes Sociais - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Editor da Agência de Notícias das Favelas. Pesquisador do CRDH- Centro de Referência e Desenvolvimento em Humanidades - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Professor de Pós Graduação, em Comunicação e Diversidade, na Escola Baiana de Comunicação. Assessor da REDE MIDICOM- Rede das Mídias Comunitárias de Salvador. Membro do Grupo de Pesquisa TIPEMSE - Tecnologias, Inovação Pedagógicas e Mobilização Social pela Educação. Articulado Comunitário do Coletivo de Comunicação Bairro da Paz News. Membro da Frente Baiana pela Democratização da Comunicação. Integrante do Fórum de Saúde das Periferias da Bahia. Membro da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito- Núcleo Bahia. Integrante da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores Coordenador Social do Conselho de Moradores do Bairro da Paz, EduComunicador e Consultor em Mídias Periféricas.