As mídias comunitárias exercem um papel importante dentro das periferias onde estão inseridas, sendo muitas vezes a fonte oficial para respaldar os veículos de grande massa.
Diante de tamanha audiência, referência e influência dos comunicadores comunitários com o público das favelas, a TV Bahia, emissora filiada a Rede Globo de Televisão, promoveu um encontro com algumas mídias comunitárias de diferentes locais de Salvador.
O objetivo é firmar parcerias com as mídias, seja como correspondentes ou na produção de conteúdo, e várias propostas e sugestões foram apresentadas, pelos profissionais da tv e os representantes dos respectivos veículos de comunicação.
Além da ANF- Agência de Notícias das Favelas e o jornal A Voz da Favela, estiveram presente: Boca do Rio Magazine, Fala Cajazeiras, InfoStella, ItapuãCity, Informe Pirajá, Paripe.Net, Portal Pau da Lima, Mussucity News, NordesteEusou, Nosso Engenho e O que fazer no Nordeste de Amaralina.
O compartilhamento das ações foram replicadas por todos os presentes e criou-se uma corrente de reciprocidade, afinal não há concorrência entre as mídias que entendem a função social que elas representam para a sociedade.
A interação e integração entre os participantes foi instantânea e espontânea que ao retornar para suas bases, as trocas de informações continuaram através do grupo de aplicativo criado nos bastidores da reunião, e logo um encontro das mídias foi sugerido para os próximos dias, onde espera-se ter novos veículos para dialogar sobre novas ideias.
Vamos democratizar a informação das favelas!