Comunidade do Recife monta estratégia para manter comércio

Comunidade do Corrégo do Jenipapo. Foto: Wanderson Freire.

Desde o decreto estadual para fechamento de lojas e bares em Pernambuco, a comunidade do Córrego do Jenipapo, localizada na Zona Norte do Recife, vem se adaptando ao ritmo do cotidiano imposto através do isolamento social, promovido pela pandemia da covid-19.

Sofrendo com a readequação para buscar maneiras criativas de continuar com as vendas e atendendo moradores do bairro, o comércio local tenta se adaptar. Então, comerciantes decidiram montar estratégias para conseguir manter o empreendimento funcionando.

Para lanchonetes, o método de entrega esta sendo a melhor saída para continuar vendendo. O número de motos fazendo “delivery” na comunidade aumentou significativamente no último mês. Bares estão de prontidão o dia inteiro, no entanto, nenhum está trabalhando com entregas, apenas com vendas no próprio estabelecimento. Isso também acontece com depósitos de bebidas, neste segmento as vendas têm aumentado nos finais de semana.

Padarias e supermercados também estão fazendo medidas preventivas diante essa pandemia, a quantidade de pessoas dentro do estabelecimento está sendo controlada, o que tende a intensificar o tamanho das filas, porém a praticidade no atendimento torna o tempo de espera mais rápido.

Outra medida se aplicada as máscaras. Um mercado do Córrego do Jenipapo está doando máscaras para seus clientes e exigindo o uso ao entrar no estabelecimento. Padarias também estão trabalhando com entregas nas residências quando a compra bater um valor estimado, porém há atrasos devido à demanda.

Sem ter como se sustentar, barbearias, papelaria e boxes de consertos de celular retomaram suas atividades promovendo a entrada de um cliente por vez. O afrouxamento da quarentena e fluxo na circulação das pessoas no bairro tem se tornado recorrente.

Se por um lado os comerciantes não têm como deixar seus estabelecimentos fechados por meses, por outro, a preocupação com a contaminação pela covid-19 faz com que cada vez mais medidas de higienização se façam presente nas ruas do bairro.