Créditos: Divulgação

Os estudantes de gastronomia da UFRJ Henri Vendramini e Marianna Costa criaram a marca Trans Doçura. A ideia veio da junção do que Henri já fazia: comprava binders e distribuía para pessoas trans e Marianna vendia doces em feiras da universidade. Atualmente, o casal de namorados separa parte das vendas para comprar os binders. Então abrem “inscrições” pelo instagram, avisam nas redes sociais e fazem os sorteios online.

Existem diversas marcar criadas por pessoas que visam ajudar a minorias, quebrando a corrente do capitalismo que apenas acumula lucro na mão das grandes empresas lideradas por uma pequena elite. Nessa páscoa dê preferência ao empreendedorismo social.

Os idealizadores acreditam na importância do empreendedorismo por uma boa causa: “Acreditamos que traz visibilidade para pessoas que são marginalizadas e muitas vezes não têm apoio de suas famílias. Queremos ser um pontinho de conforto na vida dessas pessoas, seja com os nossos doces, nosso apoio, nossos sorteios de binders ou como for.”

Para eles, é interessante priorizar projetos como esse para as compras de páscoa: “Por um lado, dá esperança às pessoas LGBTQI+ que elas podem ter sucesso em seus empreendimentos. Pro cliente, ele está adquirindo um produto único, feito diretamente pra ele, e ainda ajuda o produtor e de quebra quem pode ganhar um binder depois.”

Créditos: Divulgação

A Trans Doçura compra de pessoas trans e em breve terá revendedores trans também. “Queremos ter pessoas trans em todas as etapas do nosso negócio. Para agora, estamos estudando abrir para revendedores. Isso exige organização e estrutura nossa, então iremos aos poucos. No futuro, queremos crescer, ter uma loja física e empregar pessoas LGBTQI+, dando preferência para pessoas trans em outros setores também. Além disso, comprar os itens de doações de produtores trans. Já compramos os binders, mas queremos expandir o leque de doações.”

O cardápio tem vários produtos: Brigadeiros, brownie, palha italiana, brownie de pote, mousse de pote, cheesecake, fudges. Agora especialmente para a Páscoa terá os ovos recheados com brigadeiros e as caixinhas presenteáveis de brigadeiro, que o cliente escolhe os sabores e eles fazem e embalam com todo carinho.

As vendas são feitas por encomendas a partir das redes sociais ou em eventos específicos anunciados através delas. Siga a marca no instagram @transdocura e a página no facebook.