“A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte, a gente não quer só comida, a gente quer saída pra qualquer parte.”
Estudantes, Professores, Profissionais de diversas áreas, Gestores Municipais e representantes da sociedade civil de São Sebastião do Passé-Ba, participaram da VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que teve como tema central: Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências.
A conferência aconteceu na sede do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), iniciando com recital de poesia e apresentação de dança, depois foi lido o regimento e em seguida a formação da mesa de abertura, com a presença da Secretária do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, O vice-Prefeito, Secretário de Assistência Social.
Os membros da mesa fizeram suas considerações e em seguida o Secretário de Serviço Social Ronaldo da Silva (Roni), fez uma palestra abordando a importância da participação ativa da sociedade na construção das políticas públicas, tendo os cidadãos como fiscalizadores da gestão municipal para o cumprimento das propostas estabelecidas, assim como os gastos públicos.
Foram formados 5 grupos temáticos para discutir questões relacionadas a prevenção de práticas de racismo e intolerância, acessibilidade e educação inclusiva, controle fiscal, políticas públicas ligadas à esporte, cultura, educação, comunicação e protagonismo juvenil. Os grupos foram compostos por adolescentes, educadores, representantes dos pais e responsáveis.
Antes da conferência, foram realizadas 5 pré-conferencias nos distritos e povoados onde surgiram partes dos temas discutidos e os representantes da sociedade civil.
O próximo passo é a qualificação dos novos conselheiros tutelares e a realização da audiência pública para expor ao público geral o diagnóstico elaborado e encaminhar para a analise e aprovação da câmara de vereadores e senso sancionado pela prefeitura, tornando -se lei.
Para a Secretária do Conselho Municipal Valdeci Nascimento o prazo curto para a realização das pré-conferências e a conferência foi um desafio, mas a satisfação de poder concluir todo processo foi a recompensa que todo município será beneficiado e todos envolvidos na construção vão continuar em contato para outros momentos de discussão coletiva.
Luiz Felipe, 15 anos, estudante do 8 ano e morador do Distrito de Lamarão, disse que a participação na conferência foi importante pois os temas debatidos são de interesse da sociedade e ele se sentiu valorizado como cidadão em fazer parte deste evento.