Vila Isabel e Grande Rio são os destaques; Tijuca surpreende e Tuiuti perde dois décimos
Na noite deste sábado (23),aconteceu o segundo dia de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, na Marquês de Sapucaí, no Centro do Rio. Pela Passarela do Samba passaram seis escolas: Paraíso do Tuiuti, Portela, Mocidade, Unidos da Tijuca, Grande Rio e Vila Isabel. Veja como desfilou cada agremiação
Paraíso do Tuiuti
Trazendo o enredo “Batizado” Ka Ribe Tí Ye” – Que nossos caminhos se abram”, a escola mostrou na avenida os ensinamentos dos orixás e daqueles que povoaram o mundo, trazendo, em suas almas, a diáspora africana.
A escola teve um samba fácil de ser cantado. Nas fantasias, a Tuiuti abusou do amarelo e dourado. Quatro das 23 alas eram coreografadas. O carnavalesco Paulo Barros fez um lindo trabalho em cima de um enredo com tema africano. Era a primeira vez que ele fez esse tema.
Porém o quarto carro, nomeado de Estrelas Além do Tempo – que é dedicado às cientistas negras pioneiras da Nasa – teve problemas, entrando no Setor 1 com 57 minutos de desfile. Com isso, a escola teve q correr, mas acabou não terminou o desfile dentro do tempo. A escola encerrou em 72 minutos, e começará a apuração com menos dois décimos.
Veja mais fotos da Paraíso do Tuiuti
Portela
A azul e branco de Madureira trouxe o enredo “Igi Osé Baobá”. Na avenida, a escola contou a história e a simbologia dos baobás: as gigantescas e milenares árvores que representam a ancestralidade, religiosidade, identidade e a memória do povo africano.
O samba não empolgou muito o Setor 1, que geralmente é o grande termômetro da Marquês de Sapucaí. A escola também teve problemas no terceiro carro (Pela Vastidão da Savana), onde o globo traseiro da alegoria se partiu. O quarto carro da agremiação (Travessia) também teve problemas, os técnicos tiveram dificuldade de colocar as três cruzes na traseira da alegoria.
Enfim a Portela fez um bom desfile, mas não empolgou como nos últimos anos.
Veja mais fotos da Portela
Mocidade
A Mocidade Independente de Padre Miguel foi a terceira escola a entrar na Marquês de Sapucaí. Sob gritos de “é campeã”, a escola verde e branco entrou com grandes alegorias e elementos alegóricos (tripés).
Só na comissão de frente, já tinha um tripé super alto. Além de um longo carro Abre-alas, que deu problemas no meio da avenida. Outro carro alegórico deu problema na concentração, causando um buraco na avenida. O mesmo buraco se repetiu no desfile, quando uma das alegorias sofreu uma falha.
Veja mais fotos da Mocidade
Unidos Da Tijuca
Quarta escola da noite a desfilar, a Unidos da Tijuca, que abordou um tema indígena a lenda do Guaraná à formação do povo Sateré Mawe, através de uma mensagem de renovação para todas as gerações. A Unidos da Tijuca entrou na Passarela do Samba com o enredo “Warnã – Reexistencia vermelha”.
A escola que, inicialmente, não era uma das favoritas para o Desfile das Campeãs, foi uma das melhores da noite. Com um desfile bem elaborado e com um samba fácil de ser cantado, a escola da favela do Borel trouxe um desfile bem divertido para o público, que embarcou na diversão e cantou o samba até o final.
Assim como nas três escolas anteriores, a Tijuca teve alguns problemas nas alegorias, mas nada que comprometesse a harmonia da escola e o desfile no geral.
Veja mais fotos da Unidos da Tijuca
Grande Rio
A Acadêmicos do Grande Rio veio para a Sapucaí trazendo a simbologia de Exu no enredo “Fala majeté! Sete chaves de Exu” A tricolor de Caxias trouxe em sua apresentação diversas manifestações culturais ligadas a história de Exu.
Com um desfile perfeito e cheio de cores vivas, a Grande Rio se tornou a favorita ao título do ano de 2022 no Grupo Especial. A Marquês de Sapucaí vibrou do início ao fim com a agremiação da Baixada Fluminense.
Veja mais fotos da Grande Rio
Vila Isabel
A Unidos de Vila Isabel encerrou os desfiles do Grupo Especial falando de Martinho da Vila, um dos maiores nomes ícones da escola, com o enredo chamado “Canta, canta, minha gente! A Vila é de Martinho”
A emoção de um Enredo emocionante, onde o musico, poeta e compositor Martinho da Vila, estava como destaque da Comissão de Frente da escola em um tripé giratório inovador.
O desfile da Vila Isabel foi impecável, contando toda a história de Martinho, desde a infância até a saída com os amigos para socializar. A Vila Isabel também é uma das favoritas, que poderá almejar o quarto título no Grupo Especial.
Veja mais fotos da Vila Isabel
Agora é esperar o resultado das notas dos jurados. A apuração acontece nesta terça-feira (26), às 16h na Praça da Apoteose, Centro do Rio.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas