Conselho Municipal de Cultura promove simpósio em Salvador

“Diálogos Sobre Políticas Culturais e Negritude” é o tema do primeiro simpósio promovido pelo Conselho Municipal de Política Cultural de Salvador, nos próximos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Gregório de Matos, no centro  da capital baiana.

A intenção é debater a importância da produção intelectual em torno das políticas culturais de valorização da identidade afro-brasileira com incidência em Salvador.

A atividade se insere no mês que se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, que relembra a morte de Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, assassinado em 1695. Através da mobilização nacional do Movimento Negro o mês virou referência para atividades que inspiram a luta e a resistência do povo negro, que historicamente tem sido sujeito do enfrentamento ao racismo, articulado nas diversas esferas da sociedade brasileira. 

Na programação do evento acontecem as rodas de diálogo “Políticas Culturais e Artes Negras” e “Cultura das Quebradas”, com a presença de representantes do Subúrbio, Arenoso e Cidade Baixa, além da exibição do documentário “Soteropolitanas”.  

No encerramento, dia 30, quando acontece um baile, serão homenageadas personalidades negras como Yá Valnísia, Tatá Evilásio e Padre Lázaro Muniz. 

“As atividades desse mês que é tão emblemático para o povo preto são importantes , por isso estamos discutindo  a produção intelectual em torno das políticas culturais de valorização da identidade afro-brasileira em Salvador”, afirmou Ìyá Márcia d’Ògún  presidenta do Conselho Municipal de Política Cultural de Salvador e Ìyalọ̀ríṣá do Ìlẹ̀ Àṣẹ Ẹwà Ọ̀lódùmarè. Ela é  membra da Rede de Mulheres de Terreiro da Bahia, Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro) e da Rede Nacional de Diversidade Religiosa (Renadir); conselheira consultiva da Rede Ecumênica da Água (Reda) e professora aposentada.

Eleita em abril desse ano, por unanimidade através de voto popular, a ialorixá é a primeira mulher e membra de religião de matriz africana a ocupar o cargo.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas