A premiação do 5º concurso literário “35 anos da Constituição Cidadã: quais são os meus direitos?”, acontece nesta sexta-feira, 14, em Salvador. O evento, aberto ao público é organizado pela Cáritas Brasileira Regional e a programação começa às 17h, no auditório da Livraria Leitura, Shopping da Bahia. A iniciativa visa promover a expressão criativa de crianças e adolescentes através de produções literárias e artísticas. Esta edição do concurso destaca-se pela participação de escolas públicas e filantrópicas, além de grupos e instituições comunitárias dos estados da Bahia, Sergipe, Pará e Amapá.


Com o apoio de entidades como Cáritas NE3 e o Programa de Infância, Adolescência e Juventudes (PIAJ), o concurso envolve diversas
comunidades ligadas às Dioceses e Arquidioceses, garantindo a participação de crianças e adolescentes de várias localidades da Bahia, como Salvador, Feira de Santana, Serrinha, Barreiras, Ruy Barbosa e Várzea do Poço, e em Sergipe, Aracaju e Capela.


Joice Santana, assessora regional da Cáritas NE3, enfatiza que o concurso é uma oportunidade lúdica para fortalecer os vínculos familiares e comunitários das crianças e adolescentes através da arte. “É também uma oportunidade para aprendermos com o que surge em suas produções, especialmente ao escutar o que desejam nos dizer sobre seus direitos. É um momento para celebrar durante a premiação o quanto avançamos no diálogo intergeracional e para pensar nos horizontes de transformação para as próximas edições e atividades educativas artísticas do PIAJ”.


As obras são inspiradas na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), proporcionando uma reflexão crítica e criativa sobre seus direitos, anseios e visão de mundo.