A Agência de Notícias das Favelas – ANF está em contagem regressiva para a festa que vai celebrar a importância dos veículos de comunicação comunitária e premiar os destaques cariocas do ano. O Prêmio ANF de Jornalismo acontece amanhã, 13 de novembro, no Teatro Municipal Gonzaguinha, no Centro do Rio de Janeiro, e recebe comunicadores comunitários, jornalistas, artistas e ativistas.
A celebração da comunicação democrática e comunitária acontece ao som de um samba de primeira, com show de Pipa Vieira trazendo sucessos autorais como Nossa Escola, além de clássicos de Ze Keti, Jorge Aragão e Leci Brandão. O show tem, ainda, participação de Macário com a performance “Corpo Preto, Movimento”. O evento é gratuito e aberto ao público.
Com início previsto para as 18h, a abertura do evento traz um debate com a pró-reitora de Extensão da UFRJ Ivana Bentes, o professor de Comunicação Social da PUC-RJ e da UERJ Adair Rocha; e a comunicadora da Maré Gizele Martins, que vão discutir o tema “A importância da comunicação comunitária ante a narrativa de ódio e fake news para a contemporaneidade”.
O momento seguinte será o de entrega dos prêmios. Serão conhecidos os vencedores inscritos com matérias nas áreas de Educação, Cultura e Direitos Humanos, além dos dois veículos de comunicação comunitária mais votados. A votação para eleger os veículos foi aberta ao público e aconteceu pela internet.
O mestre de cerimônias é o poeta Jessé Andarilho, capa do jornal A Voz da Favela de agosto. O Teatro Municipal Gonzaguinha fica no Centro de Artes Calouste Gulbenkial, localizado atrás do Terreirão do Samba, na Rua Benedito Hipólito, 125 – Praça XI. Área central da capital, o local é de fácil acesso e dispõe de estacionamento.
O Prêmio ANF de Jornalismo tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Tools Strategy, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e ANF Produções e apoio da Approach Comunicação.