Conversa de mulher: profissionais do audiovisual debatem questões de gênero

Crédito: Divulgação

Entre os dias 01 e 05 de abril, a equipe da Mostra Lugar de Mulher é no Cinema oferta debates sobre questões de gênero e audiovisual regional e nacional.

Através de pautas voltadas para políticas públicas, processos históricos desenvolvimento do trabalho de cineastas do país, bem como critérios de produção e distribuição.

O objetivo da iniciativa é abrir discussões sobre estas temáticas para todo público feminino interessado em ingressar na área ou fomentar qualitativamente seus projetos. Conversa de Mulher será transmitida pelo canal Mostra Lugar de Mulher é no Cinema, sempre a partir das 10h.

“Esta é uma realização que vem para elucidar não apenas dúvidas basilares, mas como aspectos profundos do nosso campo”, comenta Hilda Lopes Pontes, uma das idealizadores e criadores do evento. Para ela, a maior barreira que pode existir para quem desejar dirigir ou produzir obras cinematográficas é a ausência de informação sobre tramites e oportunidades dentro do mercado. De acordo com Hilda, a ampliação da passagem de conhecimento pode ser uma entrada e um serviço para diretoras que estão começando ou desejam ganhar cada vez mais espaço.

Intuitos como o do Conversa de Mulheres são fundamentais para Ceci Alves, diretora e roteirista, que integra uma das mesas de debate. Ceci acredita que este intento faz acontecer algo que lhe é fundamental: criação de diálogo sobre múltiplas existências, visibilidade para nomes dentro da cultura do Estado e do país e, ainda, a criação de catálogos para que este reconhecimento perdure. Ceci pensa que em um mundo no qual os direitos e os espaços são tão negados para artistas femininas, locais como este assumem uma importância central.

Neste sentido, são promovidos bate-papos com diversos temas, sendo eles, em ordem de acontecimento: Diretoras baianas através do tempo; Plataformas de Exibição de Curtas; Formação, Criação e Representatividade na escrita do Roteiro; A composição da trilha sonora no audiovisual; Promoção de Políticas Públicas para a Cultura & Gênero – Parte I; Promoção de Políticas Públicas para a Cultura & Gênero – Parte II. Para maiores informações, o instagram da Mostra Lugar de Mulher é no Cinema.

A 5ª Mostra Lugar de Mulher é no Cinema é uma produção da Olho de Vidro Produções, Segredo Filmes, Salamandra Produções e tem como instituição executora o IADES, além do patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres.

Equipe:

Diretoras: Hilda Lopes Pontes e Lilih Curi

Mediadoras: Carollini Assis, Dayane Sena, Hilda Lopes Pontes, Silvana Moura e Sol Moraes.

Convidadas: Aladilce Souza, Alice Portugal, Carla Guimarães, Carol d’Avila, Ceci Alves, Edyala Yglesias, Julieta, Kariny Martins, Lídice da Mata, Luciana Damasceno, Maria Marighella, Marise Urbano, Minom Pinho, Olinda Yawar, Olivia Santana, Rebecca Gallinari, Tereza Trautman, Xan Marcal.

Comunicação: Carlos Baumgarten (Coord de comunicação e redes), Enoe Lopes Pontes (Assessoria de imprensa) e Sara Lima (identidade visual e design).

Produção: Dayane Sena, Tulani Nascimento e Nina Novaes

Realização: Segredo Filmes, Olho de Vidro Produções e Salamandra Produções

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas