CORTINA DE FUMAÇA
Exibição do filme + Debate
Serviço:
QUINTA, dia 02 de Junho 2011
Abertura dos portões: 18h
ENTRADA FRANCA
envie seu nome para cortinadefumaca@circovoador.com.br
Classificação: 18 anos (12 a 17 anos somente acompanhados dos pais).
O Circo Voador, em parceria com a organização B.O.C.A (Brigada Organizada da Cultura Ativista) e o movimento Coletivo Projects, abre suas portas para o grande público assistir um filme essencial e debater sobre a atual política de drogas, no Brasil e no mundo. Um evento inédito e multicultural! Bate-papo após a projeção com Marcelo Yuka, Orlando Zaccone, Pedro Abramovay, João Menezes e Carlos Minc. O som fica a cargo do DJ Flict, que produziu a trilha sonora do filme.
Programação:
19h: Exibição do filme CORTINA DE FUMAÇA com a presença do diretor Rodrigo Mac Niven
20h30: Marcelo Yuka comanda BATE-PAPO com:
– Orlando Zaccone: Delegado de Policia Civil RJ
– Pedro Abramovay: Professor FGV Direito Rio
– João Menezes: Neurocientista e professor da UFRJ
– Carlos Minc: Deputado Estadual RJ
22h: DJ/Produtor FLICT: chill-out
Realização:
Sinopse:
O filme “Cortina de Fumaça” coloca em discussão a política de drogas vigente no mundo, dando atenção às suas conseqüências político-sociais em países como o Brasil e em particular na cidade do Rio de Janeiro.
Através de entrevistas nacionais e internacionais com médicos, pesquisadores, advogados, líderes, policiais e representantes de movimentos civis, o jornalista Rodrigo Mac Niven traz uma nova visão neste início do século 21 que rompe o silêncio e questiona o discurso proibicionista.
Um documentário sobre um tema polêmico que precisa ser discutido de forma honesta.
Release:
“Cortina de Fumaça” coloca em discussão a política de drogas vigente no mundo, dando atenção às suas conseqüências político-sociais em países como o Brasil e em particular na cidade do Rio de Janeiro.
Através de entrevistas nacionais e internacionais com médicos, pesquisadores, advogados, líderes, policiais e representantes de movimentos civis, o jornalista Rodrigo Mac Niven traz uma nova visão neste início do século 21 que rompe o silêncio e questiona o discurso proibicionista.
O documentário é um projeto independente movido pela vontade de colaborar na construção de uma sociedade mais equilibrada e alinhada com os princípios de liberdade, diversidade e tolerância.
Um documentário ousado sobre um tema polêmico que interessa a todos; a política de drogas no Brasil e no mundo, baseada na proibição de determinadas práticas relacionadas a algumas substâncias, precisa ser repensada porque muitas de suas conseqüências diretas, como a violência e a corrupção, atingiram níveis inaceitáveis.
“O modelo atual de política de repressão às drogas está firmemente arraigado em preconceitos, temores e visões ideológicas. O tema se transformou em um tabu que inibe o debate público por sua identificação com o crime, bloqueia a informação e confina os consumidores de drogas em círculos fechados, onde se tornam ainda mais vulneráveis à ação do crime organizado”.
Relatório da Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia (2009)
O documentário de 88 minutos foi gravado na Inglaterra, Espanha, Holanda, Suíça, Argentina, Brasil e Estados Unidos; o diretor visitou feiras e congressos internacionais, hospitais, prisões e instituições para conversar com médicos, neurocientistas, psiquiatras, policiais, advogados, juízes de direito, pesquisadores e representantes de movimentos civis. Dentre os 34 entrevistados, o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso; o Ministro da Suprema Corte da Argentina, Raúl Zaffaroni; o ensaísta e filósofo espanhol autor do tratado “Historia General de Las Drogas”, Antonio Escohotado.
O filme fala sobre a relação entre o homem e as substâncias psicoativas; revela a discordância entre a atual classificação das drogas e o conhecimento científico sobre elas; discute a situação particular da Cannabis e seu uso medicinal e levanta a discussão sobre a atual política proibicionista de drogas.
Quem são os entrevistados
Alexandre Dumans: advogado criminalista e mestre em direito penal pela UFRJ.
Amanda Fielding: fundadora e presidente da fundação Beckley.
www.beckleyfoundation.org
Antonio Escohotado: filósofo espanhol e professor da Universidade de Madrid, autor do livro “Historia General de Las Drogas”, considerado o maior tratado já feito sobre o assunto.
Carlini: médico, trabalha no CEBRID, Centro Brasileiro de Informação sobre Drogas, além de ser professor da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo.
Cristiano Ávila Maronna: advogado, mestre e doutor em direito penal pela Faculdade de Direito da USP e diretor do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM). www.ibccrim.org.br
Dartiu Xavier: psiquiatra, professor livre-docente da Universidade Federal de São Paulo, coordenador do PROAD (Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes) e membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica.
David Nutt: psiquiatra britânico e psicofarmacologista, professor de psicofarmacologia na Universidade de Bristol (Inglaterra).
Denis Russo: jornalista e escritor. Trabalhou como diretor de redação da revista Superinteressante e esteve à frente de projetos especiais da editora Abril.
Diogo Costa: cientista político, formado em Direito, mestre em Ciência Política pela Universidade de Columbia, editor do OrdemLivre./Atlas Foundation. www.ordemlivre.org
Ethan Nadelmann: fundador e diretor executivo da Drug Policy Alliance, a mais influente organização americana de oposição à chamada “Guerra às drogas”. http://www.drugpolicy.org/homepage.cfm
Eugênio Raúl Zaffaroni: Ministro da Suprema Corte da Argentina, professor titular e diretor do departamento de Direito Penal e Criminologia na Universidade de Buenos Aires.
Fernando Gabeira: escritor, jornalista.
Fernando Henrique Cardoso: sociólogo, cientista político e ex-presidente do Brasil.
Henrique Carneiro: Professor Doutor do Departamento de História da USP e Fundador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (Neip).
www.neip.info
Jack Cole: diretor da LEAP (Law Enforcement Against Prohibition) e ex-agente infiltrado de narcóticos durante quatorze anos na polícia estadual de New Jersey.
www.leap.cc
Jorge Cervantes: autor de mais de 25 livros sobre a maconha e do livro mais completo sobre o cultivo da planta, que foi publicado originalmente em 1983, quando imediatamente se tornou um best-seller. Foram traduzidas mais de 500 mil cópias em holandês, inglês, francês, alemão e espanhol. http://www.marijuanagrowing.com
Jorge da Silva: professor da UERJ, ex-Chefe do Estado Maior Geral do Rio de Janeiro.
www.jorgedasilva.com.br
Luciana Boiteux: Professora Adjunta de Direito Penal na Faculdade Nacional de Direito da UFRJ e coordenadora, em 2009, da pesquisa “Tráfico e Constituição: um estudo sobre a atuação da Justiça Criminal do Rio de Janeiro e do Distrito Federal no crime de tráfico de drogas”.
Marco Renda: edior-chefe da revista canadense Treating Yourself- The Alternative Medicine Journal.
www.treatingyourself.com
Maria Lucia Karam: ex-defensora pública, juíza de Direito aposentada pelo Estado do Rio de Janeiro.
Maurides de Melo: advogado, presidente da Comissão de Política Nacional de Drogas do IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais).
www.ibccrim.org.br
Mike Trace: diretor do IDPC (International Drug Policy Consortium), ex-membro das Comissões Técnicas das Nações Unidas sobre a questão das drogas. www.idpc.net/
Nilo Batista: advogado criminalista, professor do quadro permanente do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Cândido Mendes, professor titular de Direito Penal na UERJ e na UFRJ.
Orlando Zaccone: delegado de Policia Civil do Rio de Janeiro.
Pedro Abramovay: advogado, ex-Secretário Nacional de Justiça.
Renato Malcher: neurocientista, professor adjunto da Universidade de Brasília.
Richard Lee: fundador e diretor da Oaksterdam University.
www.oaksterdamuniversity.com
Rubem César: antropólogo, diretor executivo da ONG Viva Rio.
www.vivario.org.br
Sidarta Ribeiro: neurocientista, professor titular de Neurociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Steve DeAngelo: diretor do Centro de Saúde Harborside, em Oakland-EUA, um dos dispensário de maior uso de maconha para fins médicos nos Estados Unidos.
www.harborsidehealthcenter.com
Thiago Rodrigues: professor de Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Vera Malaguti: Secretária-Geral do Instituto Carioca de Criminologia (ICC), professora de Criminologia da Universidade Cândido Mendes e Doutora em Saúde Coletiva.
Walter Maierovitch: presidente e fundador do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais Giovanni Falcone, jurista, professor, ex-desembargador do STJ-SP, ex-Secretário Nacional Antidrogas da Presidência da República em 1999/2000.
www.ibgf.org.br
William Notcutt: médico, especialista no tratamento da dor, diretor do Pain Relief Services, líder do primeiro ensaio clínico da Grã-Bretanha com a maconha no Hospital James Paget em Gorleston (Inglaterra).
Cortina de Fumaça na estrada
O que já aconteceu…
- Festival Internacional de Cinema do Rio 2010 – out 2010
- Exibição gratuita seguida de debate – São Paulo – dez 2010
- 14 a Mostra de Cinema de Tiradentes – jan 2011
- Festival de Cinema de Trancoso (Bahia) – jan 2011
- Exibição gratuita seguida de debate na UnB – jan 2011
- Exibição gratuita seguida de debate – S. Negra (SP) – fev 2011
- Exibição gratuita seguida de debate – RJ – fev 2011
- Exibição gratuita seguida de debate – UFF – RJ – março 2011
- Exibição gratuita seguida de debate – UFV – MG – abril 2011
- Exibição gratuita seguida de debate – USP – SP – abril 2011
O que está por vir, até agora…
- Drugs & Harm Reduction Film Festival (Beirut) – abril 2011
- Buenos Aires Film Festival – nov 2011
- Brazilian Film Festival Montevidéu – out 2011
- Festival du Cinema Brésilien de Paris – maio 2011
- Milan-Brazil Film Festival – maio 2011
- Brazilian Film Festival in New York – jun 2011
- Brazilian Film Festival in London – set 2011
- Brazilian Film Festival in Vancouver – Jul-2011
Estamos à procura de parceiros que nos ajudem a viabilizar mais exibições e debates por todo o Brasil, e para colocar o filme no circuito oficial de cinema, atingindo, assim, um público mais abrangente e fora dos círculos de discussão já existentes. Acreditamos que essa estratégia seja fundamental para colaborar na formação de uma massa crítica questionadora e potencialmente transformadora.
Mais informações: www.cortinadefumaca.com
Circo Voador
Tel.: 021.2533-0354
Rua dos Arcos, S/N – Lapa – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – Terra – Via Láctea