Alheia às reivindicações do setor que supostamente comanda, a Secretária Especial da Cultura Regina Duarte encontrou uma maneira criativa e tradicional de preencher o tempo no isolamento social a que está obrigada, como todos os artistas e o público em geral: receita de pão nas redes sociais: “Olha que prático, $imple$ nutritivo…e saboroso”, postou no Instagram.
“Muitos artistas passando necessidade, fome e a Secretária da Cultura, que não apresentou nenhuma proposta para os trabalhadores da cultura, posta receita de bolo. Que sarcasmo, que tristeza”, escreveu um seguidor, cobrando políticas públicas voltadas para o setor. “Vai trabalhar, Secretária. Faça jus ao seu cargo e salário”, cobrou outra. “Que decepção: vai ficar fazendo receitinhas em sua Secretaria?”, questionou um terceiro.
Apesar das críticas, Regina também teve defesas. “Primeiramente agradecendo à querida Regina Duarte, por nos compartilhar as receitas maravilhosas da Lucília Diniz, que também é bárbara no que faz!!! Segundo, aos IMBÊCIS (sic) e INVEJOSOS de plantão, que de Cultura nada entendem, vão LAMBER SABÃO!!!”, escreveu um apoiador. “Adorei, ótimo não viver só para trabalho”, disse outro.
Sem função em tempo de pandemia, artistas reclamam da falta de iniciativas e até de ideias da Secretária, que viveu a libertária Malu Mulher em seriado da Globo dirigido por Daniel Filho.