De acordo com o Comitê Nacional pela Vida e Memória Indígena, criado pela Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), até janeiro de 2021 foram registrados 63.144 casos de Covid-19 entre indígenas, com 1.253 mortes. Ao todo, 162 povos foram afetados pela Covid-19.
Em julho de 2020, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governo federal adotasse uma série de medidas para conter o contágio e a mortalidade por Covid-19 entre a população indígena.
Quase dois anos após o início da pandemia, decreto que cria o comitê gestor foi assinado na última terça-feira (11) por Jair Bolsonaro.
O decreto prevê a criação de um Centro de Coordenação de Operações, responsável pela “coordenação da execução das atividades operacionais e logísticas dos planos de enfrentamento da covid-19”.
Responsabilidades do comitê
Monitorar ações de combate à pandemia entre os povos indígenas isolados ou de contato recente; executar planos de enfrentamento da Covid-19.
Adotar medidas de proteção e de promoção da saúde dos povos indígenas isolados.
Cuidar de outras medidas destinadas à saúde dos indígenas no contexto da pandemia.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas