Crianças e adolescentes participam de horta comunitária em Rio das Pedras (Foto: Wellington Melo)

Na ação, foi feita o plantio de aproximadamente 2.000 sementes de legumes como alface, salsa e coentro

No último sábado (25), aconteceu o mutirão da Horta Comunitária Pe. Marcos Vinicio, na sede do Cine & Rock, localizado na comunidade do Rio das Pedras, Zona Oeste do Rio. A ação, que contou com o apoio diversos coletivos da comunidade, foi uma iniciativa do projeto Cultivando Saúde Integral, do Instituto Prover (Inpro), em parceria com o Plano Integrado de Saúde nas Favelas do Rio de Janeiro, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e com auxílio do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio.

Coletivos de Rio das Pedras participam em conjunto do mutirão da horta comunitária (Foto: Wellington Melo)

Crianças e adolescentes do Cine & Rock promoveram o plantio de aproximadamente 2.000 sementes dos mais diversos legumes, como alface, coentro e salsinha. Vanda Souza, biomédica do Instituto Rio das Pedras, falou sobre o destino das sementes após sua germinação, além de informar que há outra horta germinando para também ser plantada posteriormente.

“Essas mudas inicialmente serão plantadas aqui e depois irão para outro destino, pois já temos uma reserva de plantio que ainda não germinou, com aproximadamente 5 mil mudas que foram semeadas há uma semana. Geralmente a germinação demora, dependendo da espécie a ser plantada, de 7 a 15 dias. Então a gente já tem aí algumas que estão no forninho, vamos dizer assim, na estufa”, explica.

Vanda Souza (centro) auxilia crianças no plantio das sementes (Foto: Wellington Melo)

Léu Oliveira, fundador do Cine & Rock, comentou sobre a ação, ressaltando que iniciativas como essa fortalecem a união entre os coletivos da comunidade. Ele destacou ainda que a horta não é destinada à instituição, mas sim a toda a comunidade.

“A primeira ação da horta que nós fizemos é datada de 2017. Agora, neste ano, com o apoio do Instituto Impro, da Fiocruz e do Departamento de Ciências Sociais da PUC, conseguimos fazer uma questão ampliada, que é unificar os coletivos de Rio das Pedras. Eu costumo até falar que somos a rede ‘Todos por Rio das Pedras’. Aqui tiveram vários coletivos, como o Instituto Rio das Pedras, o Recanto da Areinha, Mulheres de Atitude, Flor da Maturidade, entre outros. A gente consegue reunir vários movimentos, um só movimento, a fim de trabalhar a questão da vulnerabilidade alimentar do Rio das Pedras. Então essa horta comunitária não é do Cine & Rock e nem dos outros projetos. Ela é da comunidade, para a comunidade, com a comunidade”, explica Léu.

Além do plantio, a praça onde está localizado o Cine & Rock passou por uma limpeza geral, com o corte de mato alto e a poda da grama. As atividades começaram com um café da manhã, seguido por uma manhã de trabalho em que crianças e jovens se dedicaram ao plantio. Após o almoço – que contou com opções para quem consome carne e um cardápio exclusivo para vegetarianos – foi realizada uma palestra falando sobre comunidade e meio ambiente.

Adolescentes auxiliam na retirada de mata e poda da grama na praça do Cine & Rock (Foto: Wellington Melo)

“É importante que tenha uma horta comunitária aberta para todas as comunidades, para a gente trabalhar o combate à fome. E para essas crianças, ter uma consciência de plantio na infância, é bom para a saúde e para combater a fome também. É bom que eles tenham desde pequenos esta consciência, pois, isto é, deles, para eles”

Léu Oliveira, fundador do cine & rock

Dezenas de crianças e adolescentes ajudaram na ação e, Raphael Valentim, de 11 anos, aluno do Cine & Rock desde 2020, foi uma delas. Ele comentou da importância da atividade para crianças como ele. “Ir lá, plantar e depois colher, e pra gente usar nas comidas, é o que acho mais importante disso. Anteriormente já tinha feito essa atividade antes na escola, mas aqui é a primeira vez. Nunca plantei e casa, porque não tenho espaço, mas se tivesse, eu plantaria”, diz Raphael.

Após a germinação, as sementes são transferidas para um local previamente preparado no próprio Cine & Rock, onde crescerão e darão origem aos legumes, que posteriormente serão distribuídos às famílias da comunidade.