Foto divulgação projeto Criolice

Sábado, 15 de outubro, o estilo e a beleza negra vão marcar presença no
Madureira de Portas Abertas, evento realizado pelo programa Zonas de Cultura, da
Secretaria Municipal de Cultura.

O desfile afro Criolice Fashion Week acontecerá a partir das 16h na Arena Fernando Torres, localizada no portão 4 do Parque de Madureira, com entrada gratuita.

Foto divulgação projeto Criolice

“Projeto Criolice” é um movimento cultural que nasceu na Zona Oeste, organizado por Rose Maciel, Vander Araújo e Dayvison Gomes, envolvendo samba, cultura e ancestralidade. Já circulou bastante pela cidade e sua Roda de Samba faz muito sucesso em suas constantes edições no bairro de Madureira, sempre lotando a Arena. Inclusive, logo após o Desfile, a Roda de Samba vai sacudir o terreiro.

O Criolice Fashion Week está em sua 2ª edição. O coordenador de Moda é Geovane Archanjo e o desfile é feito em parceria com Loja Colaborativa Pop Afro, localizada no 3º piso do Shopping Madureira, onde são comercializadas marcas afro de empreendedores negros, como Atitude Negra, Devassas.com, Galo Solto, Yo Lo Shop, Luna, Milkafrik Zena, Balaio da Gata, Preta e Itan.

Esta edição terá como tema “Reis e Rainhas”. E serão mais 3 edições em novembro. A próxima tem como tema os Orixás e haverá também uma edição voltada para moda infantil.

A primeira edição aconteceu antes da pandemia, em 2019. Fundado há 12 anos, o projeto Criolice acontecia inicialmente na rua e foi uma das primeiras rodas de samba a trabalhar com empreendedores, que organizavam sua feira no entorno da Roda. Com o objetivo de dar mais visibilidade ao trabalho e tirar o pessoal de trás das barracas, surge a ideia do desfile. Os modelos eram amigos e também da Escola de Modelos do SENAC.

Na edição atual, há parceria com uma escola de modelos que fica no Madureira Shopping.

Foto divulgação projeto Criolice

“O Projeto Criolice aposta em um ambiente familiar, música de qualidade, roupas, acessórios, culinária, oficinas e outros elementos da cultura negra num só lugar”, frisa Rose Maciel. “A construção do Madureira de Portas Abertas, com 12 coletivos da região, foi uma experiência bem bacana. É o primeiro edital que a gente ganha. Eu confesso que andava bem desacreditada desta coisa de edital, mas rolou. E está sendo ótima esta troca com outros grupos, tanto na produção como na Mentoria Zonas de Cultura”

Rose também frisa que é um importante momento de retomada. “O primeiro Desfile deu bons frutos: investimos em uma Loja no Shopping Boulevard, em parceria com a Herdeiros da Vila, reunindo expositores e artesãos. Mas aí veio a Pandemia e todo o trabalho foi por água abaixo. Agora estamos retomando e avançando, no maior pique“. Madureira é um lugar de muita riqueza cultural. O Agbara Dudu é nosso parceiro há muitos anos, Vander sempre fez parte do Movimento Negro, assim como o Elias. Já conhecia o pessoal do Guiadas Urbanas, inclusive participei do ônibus turístico que rodou o bairro no verão. Pessoal do Rolé Literário também é frequentador de nossas rodas. Os meninos do Maducria são bem descolados, cabeças cheias de ideias, naquele pique de recém formados. E achei muito incrível o trabalho do Teatro de Lambe Lambe. É muita gente fazendo muita coisa legal”.

Madureira vai bombar de atrações culturais!

16h tem o Desfile Criolice Fashion Week seguido da animada Roda de Samba.

Partiu, Madureira!