A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco informou por meio de nota que a escola realiza com alunos e responsáveis, um trabalho de orientação socioemocional.
‘Crise de ansiedade coletiva’
Mesmo com o avanço da vacinação e a retomada das atividades, incluindo, às aulas presenciais, a sociedade ainda convive com uma pandemia e continua sofrendo com os efeitos provocados que pelo período mais tenso desse cenário.
As medidas de isolamento que foram necessárias para brecar, mundialmente, o avanço da doença, colocou a população em uma situação totalmente atípica. Luto, medo, angústia, incertezas, foram sentimentos compartilhados por grande parte da população.
As pessoas tiveram que se adaptar, na medida do possível, as novas exigências sociais, higiênicas e sanitárias. Uma convergência de crises econômica, sanitária, financeira, política, assolou a todos.
Essas mudanças causaram e ainda causam impactos na saúde mental da população.
Diagnostico
Levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), constatou que no primeiro ano da pandemia da Covid-19, houve um aumento de 25% nos casos de transtorno de ansiedade e depressão.
Antes mesmo da pandemia da Covid-19, a sociedade já estava adoecida, pelo machismo, racismo, violência de gênero, desigualdade social, dentre tantas outras mazelas sociais, incluindo, a cultura da performance. O discurso por individualismo, competitividade e desempenho.
Não é de surpreender um caso de ‘surto coletivo de crise de ansiedade’ em pleno período de avaliações. A volta às aulas presenciais trouxe de volta o contato direto com as cobranças por excelência.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas