Crivella reabre shoppings cariocas amanhã, mas comércio de rua só em julho

Norteshopping, o mais movimentado do Rio, reabre amanhã - Foto Diário doe Rio

Se tudo der certo e a justiça não impedir com uma liminar, os shopping centers cariocas abrirão as portas automáticas amanhã, 11, às dez horas, como nos tempos que não voltam mais, segundo médicos e cientistas da pandemia. A reabertura estava prevista para a segunda fase do plano de flexibilização do isolamento carioca, que deve ser implementada na semana que vem, e que permite, também, a volta de campeonatos esportivos sem público.

A pressão do setor varejista, no entanto, é forte e a prefeitura cede. Entre as regras para a retomada das atividades dos shoppings está o controle de temperatura na entrada, de clientes e funcionários, lotação de um terço da capacidade máxima dos espaços e o horário reduzido, das 12h às 20h.

A cidade do Rio de Janeiro tem cerca de 30 shoppings, segundo a prefeitura. As praças de alimentação seguem funcionando apenas para delivery, pegar e levar e drive-thru. O comércio de rua só deve ser autorizado a abrir, segundo Crivella, na terceira fase, que deve começar no dia 2 de julho. Desde a semana passada, porém, o comércio ambulante cadastrado na prefeitura está liberado.