A Grande Cruzeiro, região que congrega 32 vilas da periferia de Porto Alegre, se tornou um ponto muito importante de apoio à capital gaúcha, ela que vive sua maior tragédia na história. A ANF conversou com Alejandro Guerrero, Presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul e estudante da UFRGS, que está apoiando os trabalhos do Coletivo Preta Velha, uma antiga ocupação, que está prestando ajuda aos desabrigados.
Segundo Alejandro, tem chegado à região muitas doações e sendo distribuídas na mesma proporção. As roupas que têm chegado não são compatíveis com as baixas temperaturas que estão afetando a cidade, que é necessário a doação de agasalhos e roupas íntimas feminina. Outra situação que causa preocupação é a falta de água potável. “A previsão é de que cheguem três carretas com água”, diz Alejandro.
O Governo Federal fez a primeira doação para a região, de cestas básicas, através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e o Coletivo Preta Velha está coordenando as doações, veja no vídeo abaixo a chegada dos alimentos.