A Folia de Reis é uma época de comemorações populares, tendo um enorme caráter folclórico e religioso, católico. Também chamada de Reisado ou Festa de Santos Reis, ocorre entre 24 de dezembro e 6 de janeiro, ou seja, entre o Natal e o Dia de Reis. Essa tradição começou em países da Europa e foi trazida para o Brasil no século XIX. Nessa época, o principal objetivo é relembrar a visita dos três reis magos (Baltazar, Belchior e Gaspar) ao menino Jesus, como conta a Bíblia. Segundo ela, eles acharam o menino através da Estrela de Belém, e então lhe levaram presentes e lhe protegeram de ameaças.
Na prática, acontecem cortejos e grandes encontros entre fiéis, acompanhados de muitos cantos. Os grupos visitam casas, tocam músicas e dançam para celebrar o período. Os moradores e demais pessoas ajudam, oferecendo comidas, bebidas e doações. Assim, os desfiles passam pelas ruas de cidades, enchendo-as de cores. Cada região do país tem suas características culturais particulares e acabam mostrando variação entre os aspectos que compõem a sua Folia de Reis. O que não muda são os instrumentos musicais e as figuras consagradas dos grupos, como o mestre do cortejo, os reis magos, palhaços, o coro e a bandeira, principal símbolo da folia, sempre decorada com muitas figuras, fitas e flores.
Hoje em dia, a Folia de Reis tem uma presença mais forte nos estados do Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais (inclusive a festa é patrimônio imaterial por lá), Bahia e Goiás, acontecendo principalmente em cidades do interior. Aqui no estado do Rio, ela ocorre com destaque na região Serrana, em Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Duas Barras. Nesse ano, inclusive, o SESC-RJ está apoiando e fortalecendo os festejos, promovendo vários eventos relacionados. Claro que também ocorre festa na capital, e nela as folias chegam a ocorrer até o dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, padroeiro do estado. Enfim, como vimos, esta é uma das festas folclóricas com maior representatividade no nosso país, e vale a pena se juntar aos cortejos e celebrar junto deles.