Arte na periferia alimenta sonho de artistas profissionais e amadores.
Um sonho realizado, uma nova realidade que vai mudando a vida de muita gente. Assim podemos nos referir ao Espaço Art´s RA da atriz e educadora Raquel Avelino, localizado no bairro Alto do Mateus, periferia de João Pessoa, na Paraíba.
Criado com recursos e iniciativa próprios, o Espaço Art´s RA é o que podemos chamar verdadeiramente da realização de um sonho. É a comprovação de que vale a pena acreditar nos seus desejos e buscar realizá-los honestamente. É dizer “sim, nós podemos” quando toda a estrutura (ou a falta dela) nos remete ao contrário.
A atriz Raquel Avelino é uma dessas pessoas determinadas: começou no teatro, em cena, na escola de teatro infantil do diretor Geraldo Jorge, um ícone do teatro paraibano. Hoje, comandar seu próprio espaço de arte é como um bálsamo na alma de quem acredita na arte como forma de socialização do conhecimento.
O Espaço Art´s RA é uma nova porta que se abre na cidade de João Pessoa. Um espaço voltado para crianças que podem utilizar o turno oposto ao da escola para ampliar os conhecimentos artísticos.
Segundo Raquel Avelino, é um espaço onde é possível aprender, pesquisar, difundir e trocar experiências artísticas em vários segmentos, como teatro, dança, música, artes visuais e toda forma de manifestação cultural. “As atividades culturais que são desenvolvidas e praticadas no cotidiano do Espaço Art´s RA abordam as diferentes manifestações artísticas e culturais, pois elas são formas de linguagem que permitem ao aluno expressar sentimentos de diversas formas”, disse a atriz.
A criação de Raquel Avelino tem uma grande responsabilidade: favorecer o conhecimento e abrir caminhos para essa formação de alunos mais conscientes através das atividades artísticas. “Para isso, criamos novas possibilidades para que a criança, o jovem e o adulto possam tomar contato com as diferentes manifestações que definem a identidade cultural do nosso país”, ressalta.
Ela ainda destaca que as oficinas e os conteúdos do Espaço Art`s RA estão seguindo os parâmetros curriculares para que a educação e arte sejam aliadas na sua proposta de aprendizagem. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação em seu art. 2º preconiza: “a educação… inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania”.
“Nesse contexto, buscaremos atuar de maneira satisfatória e serena nas diversas possibilidades que as artes podem nos proporcionar. Sabemos que a arte desperta a potencialidade de indivíduos por meio das atividades e linguagens diversas, possibilitando também o exercício de ações transformadoras”, garante Raquel.
Utilizar a arte como elemento de comunicação e expressão é, sobretudo, resgatar as histórias de vida e valores dos sujeitos inseridos nesse cotidiano. “Afinal, a cultura deve ser sempre pensada como um método eficaz e perfeito de inter-relação entre diferentes formas de pensar, agir e viver; é ela que permite o acesso ao exercício artístico de maneira sistemática e garante uma oferta de condição na formação crítica e criativa dos praticantes das artes”, conclui.
O trabalho realizado com alunos da rede pública é totalmente voluntário e não é cobrada mensalidade dos participantes. Os meninos e meninas que frequentam o Espaço Art`s RA podem escolher entre teatro e outras modalidades de arte.
“O importante é participar e fazer aquilo com que mais se identifica”, ressalta a atriz Raquel Avelino.
Os alunos estão se preparando para a Mostra de Artes que será apresentada no dia 22 de dezembro, às 19h, no Teatro Lima Penante, em João Pessoa. Para os jovens interessados em participar das oficinas do Espaço Art`s RA, basta entrar em contato pelo telefone (83) 9-8859-0915, ou no endereço: Rua Eduardo Batista de Vasconcelos,201 – Alto do Mateus – João Pessoa-PB.
* Matéria publicada no Jornal A Voz da Favela, edição de dezembro 2019