Líder Comunitário como agente transformador.
Sem patrocínio, apenas com muita disposição e força de vontade de contribuir para a melhora dos moradores da comunidade de São Marcos, o líder comunitário Ivan Santana, está promovendo gratuitamente um curso básico de eletricidade. As aulas acontecem às terças e quintas das 18h00 às 20h00 na sede da Associação Beneficente Recreativa do Bairro de São Marcos em Salvador BA – ABRESM.
O curso tem como objetivo capacitar os alunos em conhecimentos básicos de eletricidade, a fim de oferecer condições básicas para os alunos desempenharem instalações elétricas.
A iniciativa é fruto do grupo Paz e Vida, que é idealizado pelo líder Ivan Santana que tem como foco a promoção do bem social.
As aulas que iniciaram há duas semanas, são divididas em palestras e aulas práticas e terá duração de um mês. Para o mais novo da turma, Cauã Alves de Sousa, de 19 anos, que estava à procura de uma atividade gratuita, esse curso é uma experiência a mais para colocar no currículo. Afirmou.
Para o jovem Rodolfo da Purificação, de 22 anos, que já trabalhou como ajudante de eletricista, “ esse curso está sendo muito importante, pois é uma oportunidade de ir se aprofundando na área onde pretende se profissionalizar”. Declarou.
O líder Ivan Santana, de 39 anos, que teve sua formação básica de eletricidade por meio da Instituição Cidade Mãe, trabalhou na área por muitos anos, mas, atualmente, está desempregado – Porém, devido à essa formação básica, sempre está executando serviços remunerados e incentiva aos seus alunos a buscar sempre ser um diferencial no que faz.
“Você pode estar desempregado, mas se você busca se aprimorar, se dedicar no que sabe fazer, você nunca fica sem trabalhar”, ressaltou. Para Ivan a maior satisfação em ministrar essas aulas gratuitamente é poder ser um agente transformador na comunidade que vive.
Denílson Sodré, 37 anos, conhecido mais como Nicola, um parceiro voluntário do Grupo Paz
e Vida, também teve formação básica na mesma instituição Cidade Mãe, juntamente com o colega Ivan, ele acredita que o destino se encarregou de cruzar os caminhos dos dois para juntos devolverem à comunidade o que aprenderam. “ Eu me sinto orgulhoso em contribuir um pouco da minha experiência com a comunidade”. Finalizou.
Vagas
A turma é composta por 30 alunos, mas ainda tem 3 vagas disponíveis. O facilitador Ivan ressalta que irá abrir uma turma à tarde para mesma quantidade de alunos. Quem tiver interesse deve procurar pelo Líder comunitário Ivan na sede da Associação Beneficente Recreativa do Bairro de São Marcos – ABRESM.