Um bairro tão grande como Curuzu não pode ficar sem associação de moradores.

Sabe-se que o papel mais importante de uma associação dos moradores é desenvolver o trabalho dentro da esfera política e social. O Curuzu, considerado um dos bairros mais populares de salvador devido a sua riqueza cultura vem sofrendo atualmente com a falta de uma associação de moradores.

Créditos: Jadson Nascimento

As demandas são muito grandes, e uma associação é necessária para que possa lutar pelos direitos dos moradores.

Nota-se que a Unidade de Emergência mãe Hilda está em condições lamentáveis, sendo que já foi considerado um ponto de referência de saúde pela região, casas abandonadas servindo de moradias para ratos e mosquitos, postes com lâmpadas queimadas, e fora o lazer para jovens e crianças que não tem.

Ubiraci Policarpo, conhecido por todos como “Bira” do grupo Negros de Fé, que já foi gestor da Associação de moradores do Curuzu durante nove anos conta que o objetivo sempre foi buscar por melhorias, porém diversas coisas impediram de da certo como a falta de acessibilidade para alguns moradores, falta de ajuda do poder público e também de alguns moradores que não entendiam quais eram as intenções. Mesmo hoje, afastado da associação Bira relata que não perdeu o amor pela comunidade do Curuzu.

“Nesse meio tempo de 2014 pra cá, meu irmão sofreu um acidente vindo a falecer em 2017, então eu tive que me afastar da associação, mas não perdi o amor de trabalhar ainda com liderança e como morador há 45 anos nascido e criado aqui no Curuzu”.