De Comunicador Comunitário da favela para o Exército Brasileiro

Crédito: Arquivo pessoal/Mano George

Cria do Complexo da Pedreira

Mano George é cria do Complexo da Pedreira, chegou na comunidade com 7 anos em 1988. Aos 11 anos frequentava o evangelho, participou do grupo Embaixadores do Rei. Passou pela Igreja da Pavuna e depois foi para o Projeto Vida Nova em Irajá.

Serviu ao Exercito, pela primeira vez em 2002 na antiga escola de Sargento em Realengo com aproximadamente 20 anos, ficou um ano e tinha habilitação. Isso o aproximou do Capitão que cuidava da Banda Marcial, pois ele já trocava Trompete, com o tempo se tornou corneteiro no quartel e a musicalidade também o acompanhava.

Engajamento nas causas sociais das favelas

Ele não continuou no Exercito, pediu dispensa e saiu. Passou a dar aula de basquete na comunidade e se engajou em causas esportivas no Morro da Lagartixa e Quitanda. Foi para escola de Basquete do Tijuca Tenis Clube, pois já era federado antes de ir para o quartel.

2003 conheceu o grupo de Rap aliado de Deus e ao mesmo tempo conheceu a rádio comunitária Positiva FM, que ficava no Morro da Lagartixa. Nessa radio ele passou a tocar Rap Gospel e depois começou e logo depois começou a fazer programa de rádio.

A Comunicação Comunitária que transforma

Ao se envolver com a Comunicação Comunitária e no ano de 2009 fez parceria com o Projeto Luz, Câmera e Ação de áudio visual e teve a oportunidade de cobrir o Prêmio Hutuz.

Este incentivo o fez ingressar na Faculdade e então ele foi à FACHA – Faculdade Hélio Alonso e através do setor de bolsa conseguiu uma para cursar jornalismo. Fez concurso para o IBGE, isso o fez manter-se faculdade lá ele conheceu a ANF e se identificou em se tornar colaborador até hoje escreve para o portal e jornal impresso.

O retorno para o Exército brasileiro

Ele encontrou com o Capitão e falou que estava cursando Jornalismo e foi indicado a se inscrever  no site da primeira região do Exercito do RJ onde o Exercito abre vaga todo ano para mão de obra qualificada.

O processo seletivo começa com avaliação curricular e depois verificação de títulos e depois avaliação curricular e na seqüência teste curricular com prova escrita e de múltipla escolha.

Mano George atualmente está fazendo o processo seletivo para Oficial Jornalista, porque foi aprovado na função de Cabo Especialista (Jornalismo). A influencia de ser colaborador da ANF o mantém ativo na comunicação comunitária e principalmente em colaboração com as pautas de arte, cultura e causas sociais. Mano George continua sendo liderança comunitária em sua favela de origem através do jornalismo. Veja a matéria oficial que Mano George, já publicou nas redes sociais do Exército Brasileiro https://www.facebook.com/106337508131618/posts/331284342303599/?sfnsn=wiwspwa

Ele nunca desistiu do sonhos de retornar ao Exército, histórias inspiradoras, como essa nos mostra que perseverança gera resultados. Leia mais aqui sobre oportunidade no Exército Brasileiro http://www.1rm.eb.mil.br/

As inscrições são anuais veja aqui mais detalhes: http://www.ssmr.1rm.eb.mil.br/processo-seletivo

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas

Artigo anteriorInscrições prorrogadas para o Programa Repórter Paraisópolis
Próximo artigoComitês e Comissões por Memória, Verdade e Justiça promove 7º Encontro Norte-Nordeste
Monica Xavier
Empreendedora de Sonhos! Essa frase me define um pouco, Mônica "Combatente" Xavier é a mãe do Malcolm e da Aysha. Moradora de Vigário Geral - RJ, neta de nordestinos, filha de costureira, rapper, ativista social, formada em Gestão de Marketing, generalista em Direitos Humanos, comunicação, cinema, produção cultural e Mentora em Marketing Digital Sustentável (um conceito de marketing baseado nos 3 pilares da sustentabilidade , são eles: Social, cultural e ambiental. Logo a sustentabilidade significa sobrevivência e nossos valores aquilombados ancestrais nos potencializam em meios aos desafios dos ambientes hostis das periferias e favelas com objetivo de transformar mazelas em oportunidades propositivas). Atualmente estou no programa de empreendedorismo social D.A.M.A.S - Dedicadas A Movimentar Ações Sustentáveis. Sou voluntária do IDI, do PASES-RJ, AEFERJ e Diretora Executiva da Getsemani Produções. E sigo empreendendo sonhos e transformando realidades!!! @combatentexavier