O encontro Favela é o Centro – Moradia Digna como Direito acontece hoje, 11 horas da manhã, no Museu das Favelas, na capital paulista. Será discutido o acesso a serviços gratuitos de profissionais da Arquitetura e Urbanismo no âmbito da Lei 11.888/2008.
Ela garante às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social, mas a lei é pouco conhecida.
O objetivo do encontro é reforçar a função social, a defesa e a concretização de projetos e iniciativas que gerem moradias dignas e humanizadas. O encontro será transmitido ao vivo pelos canais digitais do CAU-SP, ANF e Museu das Favelas.
Há 10 vagas disponíveis para profissionais que quiserem participar presencialmente, através de inscrição neste formulário.
Quem organiza o encontro?
O encontro Favela é o Centro – Moradia Digna como Direito é uma parceria entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), a Agência de Notícias das Favelas (ANF) e o Museu das Favelas, que sedia o evento.
O debate encerra a campanha publicitária realizada em quatro comunidades da capital paulista, a Favela do Moinho, Parque do Gato, Vila Guilherme e Freguesia do Ó. Foram instaladas 24 peças de minidoor social nas residências e comércios, com o mote Arquitetas, Arquitetos e Urbanistas desde sempre, sempre presentes.
Quem realiza o debate?
O evento vai contar com a presença da presidente do CAU/SP, Camila Moreno de Camargo, da arquiteta e urbanista Ester Carro, do Instituto de Transformação Territorial, Cultural e Socioambiental Fazendinhando, e terá moderação do jornalista Djalma Campos.
Camila Camargo foi eleita presidente do CAU/SP até 2026. Ela é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UNIMEP e tem mestrado e doutorado pela USP, onde leciona. Foi conselheira titular do CAU/SP na gestão anterior, quando coordenou a Comissão de Ética e Disciplina. Também foi membro do Conselho Diretor do CAU/SP e da Comissão de ATHIS, diretamente ligada à Lei 11.888/2008.
Uma mulher de destaque
Ester Carro é presidente do Instituto Fazendinhando. Arquiteta e ativista, destaque FORBES Under 30 (2023) na categoria design (arquitetura e urbanismo), é doutoranda da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem mestrado e duas especializações.
Eleita uma das 100 mulheres extraordinárias do Brasil pelo livro Rebel Girls, colunista na plataforma Caos Planejado e integrante do elenco CASACOR-SP.
O jornalista mediador
Djalma Campos é jornalista, podcaster e palestrante. Atuou em veículos como o extinto jornal paulistano Notícias Populares, foi editor assistente da revista Raça Brasil e editor na RedeTV!
Colabora com veículos como a revista Forbes Brasil e com o portal de notícias UOL. É coautor do e-book Sem Palavra – Racionais MCs. Atua como editor e apresentador do podcast de conteúdo negro Seis e Um Podcast, e é um dos idealizadores da Afrovinho, degustação afrocentrada de vinhos.
Memória das favelas brasileiras
Inaugurado em 2022, o Museu das Favelas é um ambiente de pesquisa, preservação, produção e comunicação das memórias e potências criativas das favelas brasileiras. É sediado no Palácio dos Campos Elíseos, em São Paulo, prédio centenário tombado desde o final dos anos 70.
Serviço
Encontro Favela é o Centro – Moradia Digna como Direito
Dia 25 de janeiro de 2024, às 11h
Transmissão ao vivo pelos seguintes canais:
Youtube do Museu das favelas
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas