Jorge Ben

Com a realização da última roda de conversas do Projeto Balanço Afiado – Estética e Política na obra de Jorge Ben, na Biblioteca Broca Brito, em Pirituba, São Paulo, está dado o pontapé inicial para o lançamento do livro que terá o mesmo nome do projeto de debates, com lançamento previsto para julho.

Idealizado e proposto pelos pesquisadores Allan da Rosa e Deivison Faustino, oriundos da periferia paulistana, o projeto realizou uma ampla pesquisa sobre as africanidades envolvidas na obra do lendário músico.

A primeira parte do projeto contemplou rodas de conversas com estudantes e professores em espaços públicos e bibliotecas nas periferias de São Paulo, tendo passado por diversos bairros: Vila dos Andrades, Jabaquara, Tatuapé, Jardim Miriam, Pirituba, entre outros.

O estudo tomou a obra de Jorge Ben Jor como ponto de partida para problematizar a particularidade e a universalidade da música e das culturas afro nas suas diásporas pelo Brasil, Caribe, Estados Unidos e por todas as beiradas do Atlântico.

Assim, foi possível refletir sobre temas como tradição, corpo, modernidade, política institucional e cotidiana, racialização, negritude, masculinidade, identidade e culturas brasileiras.

Segundo Allan da Rosa, em torno de 200 pessoas assistiram as palestras, em turmas de faixas etárias muito diferentes: educadoras, artistas, estudantes de cursinhos comunitários, pessoas que apresentaram histórias, dúvidas e sensibilidades profundas sobre a obra.

“Agrada perceber como o que imaginávamos foi além do esperado, devido à reverberação positiva e força tão vibrante da estética, da política e dos movimentos de Jorge Ben trançados à histórias de linhagens milenares e contemporâneas”, comemorou o pesquisador.

Mariana Vilela

@marianavilelaq

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagramhttps://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebookhttps://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitterhttps://twitter.com/noticiasfavelas