Na ultima segunda-feira, às 19 horas no salão da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem (Fundação), foi realizada uma palestra ministrada pelo Coronel Sérgio Simões, da Subsecretaria da Defesa Civil com o tema: “Sistema de Alerta e Alarme Comunitário”.

“Em abril do ano passado, uma chuva forte matou em uma noite apenas, 67 pessoas por conta de deslizamento de terras”. Foi assim que o Coronel Sérgio Simões abriu a palestra, apresentando slides de diferentes situações de desastres naturais em diversas partes do mundo, comparando os cenários de terremotos com chuvas fortes, as imagens eram difíceis de diferenciar.

Abrangendo a maior parte delas ao redor de todo o morro. Próximas de encostas, ribanceiras e também da Floresta da Tijuca, a Rocinha hoje abriga 1700 famílias em áreas de risco. Regiões como a Vila Verde, Macega e Laboriaux são as mais prejudicadas. Esse último sub-bairro, Laboriaux, por exemplo, foi a maior vítima das fortes chuvas. Com escola interditada, região abalada com deslizamentos e ainda, duas fatalidades.

Sérgio ainda alertou: “Teremos chuvas com maior intensidade. Mas desta vez estaremos preparados.”

Já foram capacitadas 2175 pessoas no Sistema de Alerta Comunitário da Defesa Civil, cobrindo 100% das 117 comunidades do Rio de Janeiro em alto risco, segundo o Coronel Simões. Os moradores ainda contam com o pluviômetro, aparelho que mede a intensidade das chuvas, foi instalado próximo a Região Administrativa da Rocinha na Rua 1. Somados com todos do Rio de Janeiro, são 33 monitorando as regiões mais propícias a quedas de encostas devido às chuvas. Também serão instaladas sinalizações identificando os pontos de apoio para refúgio em caso de alerta. São eles: Associação dos Moradores (Trav. Palmas, 3 – Via Ápia), Escola Paula Brito (Rua Dionéia, s/n), Terraço da Paróquia NS Aparecida (Largo do Boiadeiro), Centro Comunitário da Rua 1, Quadra de Esportes da Rua 1, quadra da Acadêmicos da Rocinha (Rua Bertha Lutz, 80 – São Conrado), Quadra de Esportes da Cachopa e CIEP Bento Rubião na Curva do “S”.

Haverá uma simulação para orientar alguns moradores que residem nas áreas de risco. A Defesa Civil quer atingir 170 pessoas nesse teste de procedimentos. Será dia 19 de junho, de 10 horas ao meio dia. Todas as 20 comunidades farão essa simulação ao mesmo tempo.
Proxima reunião sexta feira dia 27 maio as 10:00 hs
Para maiores informações:

Telefone da Defesa Civil: 2258-8868