Moradores sofrem com o descarte irregular de lixo na Rua General Savaget – Liberdade.
A maioria dos moradores descartam lixo de forma inadequada na rua General Savaget, esquina com a Rua Brumado, situada no Bairro da Liberdade. O descarte até o presente momento está sendo feito embaixo de um prédio residencial, ao lado encontra-se o IBEC – Instituto de Beleza Essência dos Cachos.
Preocupado com a saúde das famílias, João Marcos morador do prédio onde o descarte do lixo é feito, foi à prefeitura bairro e na Câmara de Vereadores para tentar resolver esse incômodo por diversas vezes. Até o momento sem sucesso.
Antes, nem todo o lixo descartado era recolhido pela empresa de coleta à serviço da prefeitura. Geladeira, televisores, freezer, armários e outros eram deixados no local, coisa que atualmente não acontece, a troca da empresa que faz a limpeza do local contribuiu com isso.
A empresa atual leva todo o tipo de material descartado, porém alguns moradores não colaboram com a melhoria do ambiente. Segundo João todo o material descartado é retirado pelo caminhão, que deixa a área limpa por volta das 21h, mas, logo em seguida os moradores começam a colocar lixo novamente, deixando o local sujo.
“O local nunca fica limpo totalmente. Sem contar que domingo a empresa não recolhe o material, e esse lixo fica até segunda-feira, e nós sofremos com o odor. A noite às 23 h é que o caminhão vem recolher esse lixo, então passamos o final de semana sofrendo com muitos mosquitos e insetos”
Canteiros já foram construídos para inibir o descarte de lixo, o responsável pelo IBEC fez algumas reformas no local, por estarem fora do “padrão”, foram retiradas pela prefeitura, após denuncias de moradores.
Foram colocados cacos ornamentais com plantas para evitar o descarte irregular, porém, a tentativa não teve sucesso.
Outro problema é a paciência de alguns passageiros, como a rua é de fácil acesso e tem ligação com a estrada da liberdade, o fluxo de veículos é grande fazendo com que o caminhão só venha no ultimo horário daquele dia, como afirma João Marcos:
“Na segunda feira o caminhão chega a partir das 23 h, não pode passar mais cedo para não atrapalhar o tráfego, e as pessoas não entendem que é preciso realizar a limpeza, então como o lixo é maior quantidade na segunda-feira ele vem mais tarde. A empresa faz a limpeza completa do local, mas os moradores precisam ter consciência”.
Segundo João, em período de chuva a água leva o lixo pra rua de baixo, uma parte fica no meio da rua devido ao peso. E não é só moradores que tem descartado o lixo de maneira inadequada:
“Aqui logo a frente, tem um espaço pra festa e finais de semana sempre tem eventos, só que todo material da festa é descartado aqui: resto de comida, garrafas e copo plásticos. O lixo não é descartado no local apropriado e acaba ficando aqui todo material aqui na rua”.