A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) inaugurou nesta sexta-feira (08) as novas instalações da Unidade de Reinserção Social (URS) Ana Carolina, à Rua Professor Lacê, 57, em Ramos, na Zona Norte. A unidade é especializada no acolhimento temporário de crianças entre 0 e 6 anos de idade em situação de extrema vulnerabilidade social. Com esta URS, a rede acolhedora do município aumenta o número de vagas voltadas para essa faixa etária.
O vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Adilson Pires, destacou o bom momento econômico e social que a cidade esta vivendo e defendeu o padrão de conforto e dignidade das novas unidades. “Não precisamos de unidade de luxo e nem de prédios maravilhosos. Estamos defendendo na secretaria um padrão que preza por unidades confortáveis, organizadas e dignas. Queremos que os usuários e os funcionários das unidades possam chegar e sentir-se bem. Para mim, esta obra, no paradoxo das grandes intervenções, a mil dias das Olimpíadas 2016, é tão grande quanto a TransOlímpica, porque ela tem a ver com vida”.
A solenidade contou com a presença do vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Adilson Pires, do subsecretário de Proteção Social Especial da SMDS, Rodrigo Abel, da subsecretária estadual de Assistência Social e Descentralização de Gestão, Nelma Azeredo, da diretora do Rio Solidário, Daniela Pedra, da coordenadora da 4ª Coordenadoria de Assistência Social (CAS – Bonsucesso), Quésia do Santos, da diretora da URS Ana Carolina, Aline Peçanha, do vereador Reimont, entre outros.
O novo Ana Carolina funciona nas proximidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Nelson Carneiro, do Conselho Tutelar de Ramos e disponibilizará 20 vagas. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar especializada formada por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais. Uma nutricionista garante uma alimentação saudável e compatível com cada faixa etária dos acolhidos.
A subsecretária estadual de Assistência Social e Descentralização de Gestão, Nelma Azeredo, ressaltou o empenho da SMDS em garantir a realização da obra em um curto espaço de tempo, mantendo o cuidado de construir um local apropriado às crianças e funcionários. “Tenho absoluta convicção de todo o esforço feito para que esta unidade, considerada prioritária na SMDS, fosse feita da melhor maneira possível em um curto tempo. As crianças daqui, acarinhadas e agasalhadas, com certeza irão chorar menos, mais ainda que exista pouco choro, que ele nos remeta e potencialize a nossa preocupação com as ações que podem prevenir o extremo da iniciativa que é tirar da família biológica o bebe” disse.
Na URS Ana Carolina todos os acolhidos são acompanhados pela programa de Saúde da Família, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os bebês e as crianças são atendidas na unidade e no posto de referência do território. A parceria com a Saúde também envolve o processo de capacitação dos educadores sociais do abrigo.