Segundo estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 55% da população se declara preta ou parda, com base nas informações do (IBGE), pessoas brancas ocupam em média 78% dos espaços nas peças criadas e veiculadas no Brasil.
Diante deste cenário, o Designer baiano Henrique Praxedes, criou o projeto @designersdepreto para oferecer de forma gratuita serviço de criação da identidade visual para empreendedores pretos, que não tem condições de custear essa despesa para melhorar a imagem do seu negócio.
Segundo Henrique, “além de viabilizar o serviço, esperamos sensibilizar os não-pretos sobre a importância da diversidade racial e da representação multiétnica em posições de poder. O ponto de partida escolhido para exercitar esse pensamento foi o empreendedorismo, com o apoio na criação e no conceito de comunicação de negócios”.
Para participar do projeto é necessário alguns requisitos, os empreendedores precisam ser preto (a); ter CNPJ; e não ter condições de arcar com o custo de criação de uma identidade visual, atendendo a essas exigências basta preencher o formulário de cadastro no instagram, em seguida aguardar um profissional de designer disponível entrar em contato com o empreendedor para iniciar o serviço gratuito.
Para os profissionais de design que querem ajudar basta enviar mensagem para o perfil.
“Mais que uma simples resposta, nós buscamos mudar esse cenário imposto pelo racismo estrutural no país, que perpetua o estado das coisas e torna invisível a urgência do debate por igualdade social e racial”, Henrique Praxedes.