No dia 10 de dezembro de 1948 a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a Declaração Universal dos Direitos Humanos, um conjunto de objetivos que visa formar uma base para os direitos humanos em todo o mundo.
Sobretudo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas.
O documento foi elaborado entre janeiro de 1947 e dezembro de 1948 e representou uma significativa mudança social. Ela é considerada o documento mais traduzido da história moderna, está disponível em mais de 360 línguas, e novas traduções ainda estão em fase de elaboração.
A Assembleia Geral ONU adotou e proclamou a Declaração no Palais de Chaillot, em Paris, e teve a assinatura de todos os Estados-nação – que na época era formado por 58 membros –, além da presença de organizações com interesse nos direitos humanos.
A data visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos que se engajam em lutas para tentar diminuir todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.
Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. Incluem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre e muitos outros.
Comemoração
Neste ano, a ONU traz ao centro do debate a ideia de como jovens podem atuar na defesa dos direitos humanos. A cada ano o Dia dos Direitos Humanos destaca um tema diferente. Uma parcela significativa dos temas escolhidos faz referência à necessidade de disseminação de informações acerca dos direitos humanos essenciais e/ou a respeito da importância da promoção da educação em direitos humanos.
Conheça os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos:
https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos