O grafite é uma manifestação artística e está relacionada ao hip-hop, movimento cultural que teve início no começo dos anos 70 nos EUA pelas comunidades latinas, afro-americanas e jamaicanas.
O termo grafite é de origem italiana graffito – plural graffite – significa “escrita feita com carvão”. É considerado como uma arte urbana, principalmente pela possibilidade de ser visto nos centros das cidades.
A história do grafite no Brasil surgiu na década de 70, precisamente na cidade de São Paulo, numa época conturbada da história do Brasil, em que a população era silenciada pela censura com a ditadura militar no poder.
Bruno Rocha, 25, conhecido como o grafiteiro Sid, atua há quase uma década. Ele mora em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, e tenta explorar o máximo os ambientes urbanos imprimindo sua arte, deixando sua marca/assinatura.
Como estímulo para sua inspiração, Bruno cria suas obras sempre ao som do Planet Hemp, Marcelo D2, entre outros artistas brasileiros, principalmente ligados ao Black Music.
“Todo e qualquer tipo de expressão artística exposta em ambientes urbanizados. Seja ela: sticker (adesivo), lambe-lambe, stencil, pinturas e etc”, comenta Sid.
De acordo com Sid, “a arte urbana não necessariamente é só com tinta na parede.
Pode ser expressa através de colagens, adesivos e na minha visão, até esculturas ou apresentações genuinamente “da rua”.
O artista também não vê diferença entre a arte do Grafite e da Pixação. Parafraseando Planet Hemp “Caminhos diferentes que levam pro mesmo fim”.
O grafite é a arte urbana, um movimento artístico de origem genuína da rua.
Para conhecer mais o trabalho de Sid, basta acessar seu Instagram @sidquegrafita
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas