O evento vai reunir 18 atrações nos dias 20 e 21, de junho, na Torre Malakoff no bairro do Recife Antigo, em celebração ao Dia Internacional da Música, comemorado mundialmente com shows musicais nas ruas e em espaços públicos.
Festejando sonoridades da música independente produzidas em Pernambuco, a Festa da Música RNC 2023. A entrada do evento custa 1kg de alimento não perecível.
Oferecendo uma programação alternativa de esquenta para os festejos juninos no Recife, a Festa da Música celebra a pluralidade musical produzida em Pernambuco.
Nesta terça, dia 20/06, o Palco da Resistência contará com atrações que celebram a cultura popular e sonoridades da periferia. Já na quarta, dia 21/06, o Palco RNC evoca uma miscelânea multicultural, interligando rap, hip hop, rock, brega, forró, poesia e ritmos variados.
No primeiro dia tocam: Menestréis Cantador; Nordestinos do Forró; Edún Àrá Sangô; Marcio Rastaman; Amun Há, convidando Zendo e Dom Santana; Coco dos Pretos; Barbarize; e Abulidu.
Já no segundo dia sobem ao palco: Sentido Único, com André Cordeiro e Milton Raulino; Jonatas Onofre, com participação de Mariana Rocha; João Paulo Rosa e o Eito; Coco Chinelo de Iaiá; Mormaço; Quadrilha Junina Alto da Flor; Marlon Silva; Saga HC; nima, com participação de Gomes; e Zaca de Chagas com DBOB081.
“Retornando ao formato presencial depois da pandemia, a Festa da Música apresenta um recorte especial de sonoridades independentes produzidas atualmente em Pernambuco, dando espaço para artistas e bandas mostrarem seus trabalhos”, explica Du Lopes, idealizador e coordenador do evento.
Além dos shows, a Festa da Música vai dispor de infraestrutura com banheiros, opções de alimentação e feira de empreendedorismo criativo.
A Festa da Música nasceu em 2019, em sintonia com a _Fête de la Musique_ (em francês, Festa da Música), movimento europeu que instituiu o Dia Internacional da Música em 1982, incentivando artistas a se apresentarem gratuitamente em espaços públicos. Desde então, todo 21 de junho, cidades em quase 120 países celebram a data realizando shows gratuitos em praças, parques e ruas, aproximando as mais variadas expressões musicais do público.
“Ocupar a Torre Malakoff, um edifício público e histórico de Pernambuco, com arte que representa o nosso Estado e a nossa gente, dentro desse movimento mundial, é, sem dúvidas, um ato de empoderamento e resistência que vem para fortalecer e valorizar a música pernambucana”, comenta Du.
A entrada no evento custa 1kg de alimento não perecível, donativos que serão revertidos para famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pela Central Única das Favelas (CUFA) de Pernambuco.
TRAJETÓRIA DO FESTIVAL
A Festa da Música RNC é um festival de música independente que nasceu como desdobramento do festival Rock Na Calçada, ambas iniciativas do produtor cultural Du Lopes, com o objetivo de divulgar sonoridades independentes de Pernambuco com shows em espaços públicos. Em operação desde 2015, o Rock Na Calçada já realizou edições em Recife, Natal, João Pessoa, Caruaru e São Paulo, totalizando mais de 400 apresentações gratuitas em 8 anos de trajetória.
Encampando uma ramificação oficial do movimento Fête de la Musique em Pernambuco, o Rock Na Calçada realizou a primeira Festa da Música RNC em 2019, também na Torre Malakoff. Durante a pandemia, o festival fez a sua segunda edição em modelo virtual, em 2021, com incentivo do Edital SIC da Prefeitura do Recife. Em 2023, a Festa da Música retorna ao presencial, chegando a sua 3ª edição.
CAMPANHA COLABORATIVA
Por ser um festival 100% independente, não contando com incentivos, a Festa da Música RNC abriu uma campanha colaborativa na Internet, pela qual o público geral pode apoiar a realização da 3ª edição do festival com doações de qualquer valor a partir de R$ 1, através do pix festadamusicarnc@gmail.com. O montante arrecadado será investido no aprimoramento da infraestrutura e dos serviços ofertados no evento. Mais informações podem ser obtidas no Instagram @rocknacalcada.
PROGRAMAÇÃO
Terça-feira, 20/06, das 15h30 às 23h
Menestréis Cantador
Nordestinos do Forró
Edún Àrá Sangô
Marcio Rastaman
Amun Há convida Zendo e Dom Santana
Coco dos Pretos
Barbarize
Abulidu
Quarta-feira, 21/06, das 15h30 às 23h
Sentido Único, com André Cordeiro e Milton Raulino
Jonatas Onofre, com participação de Mariana Rocha
João Paulo Rosa e o Eito
Coco Chinelo de Iaiá
Mormaço
Quadrilha Junina Alto da Flor
Marlon Silva
Saga HC
Ânima, com participação de Gomes
Zaca de Chagas com DBOB081