Dia Mundial de Luta contra Aids terá ações em Pernambuco

Nesta sexta-feira, 01 dezembro – Dia Mundial de Luta contra Aids, o Grupo de Trabalho em Prevenção Positivo (GTP+), afim de alertar a população sobre a prevenção as Infecções Sexualmente Transmissíveis e o HIV, vai orientar a população sobre os diversos de métodos de prevenção às ISTS e ao HIV/Aids, com ações no Hospital de Referência Oswaldo Cruz, às 10h, no Departamento de Infecto Parasitárias (DIP), Lambidaço no Marco Zero às 14h e na Praça do Diário de Pernambuco, Centro do Recife, às 16h.

No Brasil são 990 mil pessoas vivendo com HIV, e em Pernambuco segundo o Boletim Epidemiológico de 2022, o estado contabiliza 30.701 pessoas, e cerca de 39 milhões de pessoas no mundo. Os personagens Lampião e Maria Bonita, estarão no Pátio de São Pedro, no evento do Mercado Afro e no dia 3/12, no Sambão do Preto Velho, Alto da Sé, em Olinda, a partir das 15h.

O Grupo de Trabalho em Prevenção Positivo (GTP+) é uma organização não governamental atuante há 23 anos fundada por pessoas vivendo com HIV e Aids, e no enfrentamento aos estigmas, e preconceitos promove ações nos municípios de Recife e Olinda para lembrar a data que completou 4 décadas de avanços e desafios.

Segundo a UNAIDS, existem cerca de 39 milhões de pessoas vivendo com HIV no mundo, e no Brasil são 990 mil, em Pernambuco, segundo o Boletim Epidemiológico de 2022, o estado contabiliza 30.701 pessoas vivendo com HIV e Aids.

Foram registrados ano passado novos 523 diagnósticos em Pernambuco, por isso, é urgente pautar a AIDS, que já ocasionou de 1983 a 2022, 11.273 óbitos em todo o estado. Conforme destaca a coordenadora geral do GTP+, Nance Ferreira. “A primeira campanha no mundo com o uso do laço foi com a temática da AIDS, e nem todo mundo queria usar o laço vermelho para não ser associado ao HIV/Aids. Tivemos muitos avanços na prevenção, mas não temos a cura, e ainda vivemos com a desinformação e o preconceito que matam muito mais do que a própria AIDS. Além disso, poucas pesquisas foram focadas nesses 40 anos na cura. Não temos a terapia injetável para quem vive com HIV no Brasil”, desabafou Nance Ferreira, que é uma mulher cis, vivendo com HIV.

*Caravana da Prevenção* – De 6 a 10 de novembro, o GTP+, através da Caravana da Prevenção percorreu as cidades Arcoverde, Ouricuri, Salgueiro e Serra Talhada, no sertão de pernambucano, realizando mais de 400 testes rápidos para detecção do HIV e distribuindo mais de 5.208 preservativos e 970 gel lubrificante.

*Agenda de Lampião e Maria Bonita em Tempos de Aids.*

 

01/12

 

10h

 

Hospital Oswaldo Cruz – Setor DIP adulto – Recife.

 

Lambidaço no Marco Zero

 

14h

 

Praça do Diário de Pernambuco

 

16h

 

2/12

 

Pátio de São Pedro – Recife

 

14h

 

Evento Mercado Afro

 

3/12

 

Sambão do Preto Velho – Alto da Sé – Olinda

 

15h

 

*Assessoria de Comunicação do GTP+*

 

Emanuela Castro

 

(81) 98186.0484

 

 

Rafael Negrão

 

(81) 9955.1987