Com cerca de sete milhões de veganos no país, a adaptação dos cardápios para incluir opções sem ingredientes de origem animal pode atrair novos consumidores e fidelizar os clientes já existentes. Celebrado em 1º de novembro, a data traz à tona demanda para bares e restaurantes sobre a importância de medidas para atender público que chega a sete milhões de pessoas no Brasil.
Dados da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), de 2021, indicam que 46% dos brasileiros já adotam uma alimentação sem carne pelo menos uma vez por semana. Isso sinaliza uma tendência forte, que abrange tanto veganos quanto pessoas que buscam reduzir o consumo de produtos de origem animal.
O consultor internacional de hospitalidade vegana, Christian Marranghello, alerta que um erro comum de estabelecimentos é simplesmente remover ingredientes de origem animal dos pratos, o que empobrece a experiência do cliente. Ele sugere o uso de vegetais semelhantes para manter a qualidade e a identidade das refeições.
Além disso, muitos estabelecimentos ainda não oferecem cardápios completos com opções de entrada, prato principal e sobremesa adequadas para esse público, o que afasta possíveis clientes.
Atendimento do público vegano
Para Monica Buava, sócia da Pop Vegan Food, incluir opções veganas não só atrai clientes, mas também reduz custos. Ela destaca que um cliente vegano pode influenciar a escolha de um grupo inteiro, além de que pratos sem ingredientes de origem animal geralmente possuem custos mais baixos.
Estabelecimentos menores podem obter benefícios com a inclusão de apenas algumas opções veganas, atraindo não só veganos, mas também pessoas com restrições alimentares, como a intolerância à lactose.
Christian e Monica apontam para tendências que promovem a sustentabilidade e a inovação, como o uso de ingredientes locais e sazonais, além de proteínas alternativas, como carnes vegetais e produtos derivados de fermentação.
Christian destaca a importância de treinamento para equipes de cozinha e atendimento, para garantir que toda a experiência do cliente seja positiva, desde o preparo dos pratos até o serviço final.
Adaptar-se à demanda vegana é uma oportunidade para bares e restaurantes se posicionarem de forma competitiva no mercado. “O segredo para o sucesso é tratar o cliente vegano com a mesma atenção que qualquer outro, criando um vínculo duradouro”, afirma Christian.
Para ele, a inclusão de opções veganas bem elaboradas pode ser um fator decisivo para a escolha de um estabelecimento, já que consumidores veganos tendem a ser leais a lugares que compreendem suas necessidades alimentares e proporcionam uma experiência completa.
Saiba mais: https://www.anf.org.br/o-vegano-periferico/
https://www.anf.org.br/o-vegano-periferico/
Colaboração de pauta: Lucas Machado (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes )