O Dia Nacional da Consciência Negra terá uma vasta programação em vários espaços de João Pessoa.
Uma dessas celebrações vai acontecer neste domingo, 20 de novembro, a partir das 16h, no Ponto de Cém Réis (Centro) com atividades diversas, culminando com a apresentação, às 19h10, do espetáculo Auto dos Orixás.
A realização é do Ateliê Multicultural Elioenai Gomes. A programação é gratuita.
“A programação Afro Cultural dessa celebração começa a partir das 16:30 com Feira Preta, Roda de Capoeira, Performances, Feira de livros, pré-lançamento do Livro Composto escola: comunidades e sabenças vivas de editora Roça de Quilombo e N-1”, informa o ateliê Multicultural.
Já o Auto dos Orixás é um espetáculo em nove atos que narra a história de cura da identidade contada através de danças, músicas e performances brincantes.
“Um homem celebra o sagrado masculino através do reconhecimento do feminino, princípio gerador de vida. O caminho de reconhecimento de nossa humanidade e do equilíbrio da saúde percorre o entendimento da Dança Da Vida, da força sagrada feminina e da força primordial masculina”, destaca release do espetáculo.
Como manter uma alma intacta ante a todo o caos que atravessa a nossa condição atual? O Sagrado em nós está recoberto pela energia do masculino, que reveste cada ser e deve ser reconhecida e celebrada como fundamento da saúde e equilíbrio da Humanidade.
O entendimento das polaridades que compõe cada indivíduo é uma necessidade fundamental para cada ser humano, mas os moldes sociais tem calcificado e adoecido o masculino, o machismo aprisiona e fere nossa humanidade o que resulta na alma ferida do masculino demonstrada na agressividade e violência que marcam as relações afetivas.
A Cura celebra um caminho para o sagrado masculino, o reconhecimento da força primordial masculina que se inclina ao feminino, que se empodera com a força viril e que se curva e reverencia a paz como um caminho para a Saúde da Humanidade.