Quiosque Moïse, localizado no Parque Madureira | Beth Santos/Prefeitura do Rio de Janeiro

O Projeto Ação Integrada: Resgatando a Cidadania (ProjAI) fará amanhã, sábado, um evento gratuito no Quiosque do Moïse Kabagambe, localizado no Parque Madureira, zona Norte do Rio de Janeiro, para debater o  combate ao trabalho escravo. O evento terá Batalha do Slam das Minas e café da manhã congolês como parte da programação

Importância da data

O Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo foi criado em homenagem aos auditores Eratóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva, e ao motorista Aílton Pereira de Oliveira. Eles foram mortos no episódio que ficou conhecido como a chacina de Unaí, quando investigavam denúncias de trabalho escravo.

Estima-se que mais de 50 milhões de pessoas são submetidas à escravidão contemporânea no mundo. 

O ProjAI escolheu o local para homenagear Moise Kabagambe. Ele foi assassinado em janeiro de 2022, por reclamar direitos trabalhistas. A ideia do evento é dar visibilidade ao tema da escravidão contemporânea e às condições de trabalho dos imigrantes no Brasil.

Programação

O evento começará às 10 horas, com um café da manhã congolês, servido ao público. Ele será preparado pela própria família do Moïse. O cardápio contará com comidas típicas, como o beignet congolaise. 

Às 11 horas, começará a mesa de debate sobre o tema do trabalho análogo à escravidão. Entre os participantes, estarão representantes de instituições atuantes na causa do trabalho escravo e da migração, como o Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ) e a Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo no Rio de Janeiro (COETRAE-RJ).

Após o debate, será feita uma pausa para o almoço. Às 13 horas, o evento será retomado com uma batalha de poesias. Ela será realizada pelo Slam das Minas RJ, coletivo artístico de poesia composto por mulheres e pessoas trans. 

Sobre o Projeto 

O Projeto é desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho com a Cáritas-RJ para combater o trabalho escravo contemporâneo. Atua há quase 10 anos dando assistência psicossocial a pessoas resgatadas do trabalho escravo. No Rio de Janeiro, foram atendidos pelo ProjAI, entre 2020 e 2022, 26 trabalhadores imigrantes, provenientes da China, Venezuela, Paraguai e República Democrática do Congo.

Serviço:

Dia: 28 de janeiro de 2023

Horário: Das 10h às 16h

Local: Quiosque do Moïse, Parque Madureira – R. Soares Caldeira, 115 QUIOSQUE 1A, PORTÃO 1 – Madureira.

Sobre o Projeto Ação Integrada: Resgatando a Cidadania: É desenvolvido pelo MPT-RJ em parceria com o Programa de Atendimento a Resgatados de Trabalho Escravo (PARTE) da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro. // @projai.rj //