Hoje, 19 de agosto, é o dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, uma data que melhor seria, se não fosse necessária.
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em pesquisa levantamento feito em Março de 2020, na época, o Brasil já possuía aproximadamente 221.869 pessoas em situação de rua. A realidade pode ser ainda mais trágica atualmente, se levarmos em consideração o período pandêmico, alta constante do desemprego em nosso País, valores de alimento e moradia, bem como a falta de suporte governamental.
Esse é um momento bastante propício para este debate, já que as eleições estão cada vez mais próximas e este é um dos períodos de maior polarização política na história do Brasil. Há candidatos de diversos partidos discutindo suas propostas, mas quantos deles levam a pauta da população em situação de rua como prioridade?
Nós não podemos naturalizar este cenário tão triste, agindo como se essa não fosse uma realidade pela qual devemos atuar na mudança. O primeiro passo, é escolher bem quem irá nos representar. Após isso, podemos lidar pessoalmente com nossas próprias atitudes, auxiliando em doações e mutirões, sempre dentro de nossa própria realidade.
Por último, e não menos importante, é possível solicitar uma abordagem social aos moradores de rua através da Coordenadoria de Pronto Atendimento Social (CPAS), este é um serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia, e pode ser acionada por meio da Central 156. Uma simples ligação pode salvar a vida de alguém.
Gostou da Matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas