Direitos Humanos e a realidade dos Territórios Pesqueiros será o tema do programa Som e Ação desta quinta-feira , 18, às 09h, que vai abordar o contexto de violações, que demarcaram um cenário de Racismo Ambiental e a atual conjuntura em Pernambuco. O programa terá as presenças de: Dani Portela, Deputada Estadual e integrante da Comissão de Direitos Humanos, Laurineide Santana e integrante da Pastoral dos Pescadores e Renan Castro, representando a OAB. A apresentação e mediação do programa é de Edson Fly, no YouTube e Instagram do Caranguejo Uçá.

Renan Castro: Advogado formado pela Uninassau, com atuação na área de Direitos Humanos desde 2013. Foi membro da comissão de prerrogativas da OAB (2012/2013), assessor jurídico na Secretaria de DH de Jaboatão dos Guararapes (2014/2016), advogado do programa Direito à Cidade no Cendhec (2016/2018), coordenador de Gestão e advogado do Centro Popular de Direitos Humanos (2018/2021) e atualmente é assessor jurídico do Sindjud-PE e membro articulação nacional da Renap (Rede Nacional de advogadas e advogados Populares). Atualmente preside a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB/PE.


Dani Portela – PSOL, Deputada Estadual, mulher negra, alfabetizadora de adultos pelo Método Paulo Freire, advogada, historiadora e mãe de Alice e Jorge. É Líder da Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco e presidenta da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da casa. Sua mandata tem como sujeitos prioritários de atuação a defesa das mulheres, de negras e negros, das pessoas com deficiência e da população LGBTQIA+.

Sua ação parlamentar tem como eixos prioritários as ações nas áreas de segurança pública e direitos humanos, educação, saúde, direito à cidade e agroecologia. Em todas as áreas as quais se dedicou academicamente e na atividade política, Dani Portela se debruçou sobre as questões de gênero e violência. Sua atuação como advogada se concentrou na defesa dos direitos das mulheres e junto ao movimento sindical, principalmente com sindicatos da área de educação.

Em 2018, foi candidata ao Governo de Pernambuco pelo PSOL, alcançando o terceiro lugar no pleito, sendo até então a mulher com a maior votação nominal ao cargo. Em 2020 foi eleita vereadora do Recife, também pelo PSOL, sendo a parlamentar mais votada da eleição .Comissão de Direitos Humanos ALEPE.


Laurineide Maria Santana. Educadora popular social do Conselho Pastoral dos Pescadores NE.