Disque Denúncia Bahia completa 18 anos de existência

Crédito: Rafael Rodrigues / ASCOM SSP

Em dezembro de 2005, foi iniciado os trabalhos do Disque Denúncia, na estrutura da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), que preza pelo anonimato do denunciante, visando estreitar o elo entre a população e as Polícias do estado.

Em 2012, em parceria com a Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP), o site do Disque Denúncia também passou a divulgar fotos de pessoas desaparecidas, com o objetivo de contribuir na localização dessas pessoas.

O canal tem um banco de dados com registros de crimes diversos e casos de violência em toda a Bahia. No total, foram registradas mais de 290 mil denúncias e gerados mais de um milhão de atendimentos.

Em 2019 o canal também aderiu à modernização e passou a oferecer a opção de denunciar de forma on-line, seja pelo smartphone, tablet ou computador. Possibilitando o envio de imagens, áudios e vídeos sobre situações ilegais, com o intuito de facilitar ainda mais a identificação de criminosos pela polícia. Ao acessar o site (disquedenuncia.com) o cidadão consegue localizar facilmente através do ícone “Denuncie Aqui”, que o direcionará à página para que seja feito o preenchimento dos formulários necessários. Garantindo total anonimato de quem denuncia.

O superintendente de Inteligência, Rogério Dourado, ressaltou a importância do canal para a Segurança Pública. “O Disque Denúncia tem papel de grande relevância, não somente para as forças de segurança, mas também para o exercício da cidadania, proporcionando ao cidadão a oportunidade de contribuir nas ações de combate à criminalidade, bem como na localização de foragidos e de pessoas desaparecidas”, completou.

Ao final de cada ligação ou registro on-line, o cidadão recebe um número de protocolo para acompanhar e/ou complementar a denúncia. As denúncias recebidas são encaminhadas para os órgãos responsáveis policiais que darão andamento à investigação.