O Visão nas Grotas, documentário filmado e dirigido por nove jovens integrantes do Projeto Emergencial de Monitoramento da Covid-19 realizado em Maceió pelo ONU-Habitat, ganhou os cinemas. Literalmente.
O material audiovisual, selecionado para a 11ª edição da Mostra Sururu de Cinema Alagoano, conquistou no último sábado, 19, dois prêmios dentro da maior vitrine de produção da sétima arte no estado: Melhor Filme do Júri Popular e Melhor Performance.
Concorrendo com outras produções alagoanas, o filme foi produzido, filmado e editado com imagens feitas das próprias câmeras de celular de cada participante do projeto da ONU.
A moradora da grota do Vale do Reginaldo, localizada no bairro do Jacintinho, Rafaela Oliveira, de 23 anos, integrou o documentário e fala da experiência exitosa. “Para mim está sendo um momento único. Eu nunca tinha participado de um projeto como esse, que focasse no local onde eu moro. Até para mim, o projeto trouxe um novo olhar sobre o lugar onde vivo”, comenta Rafaela Oliveira.
Rayne Ferretti Moraes, Oficial Nacional do ONU-Habitat para o Brasil, pontua que o Visão das Grotas foi fundamental para a construção de uma narrativa que amplia e fortalece os dados que a Organização produz, dando visibilidade às histórias e percepções locais a partir das lentes de quem vivencia uma realidade por vezes adversas, mas cheia de potências.
“Os dois prêmios recebidos na Mostra Sururu de Cinema Alagoano permitiram que a produção de jovens de grotas e comunidades periféricas de Maceió participassem junto com produções especializadas do audiovisual alagoano e ainda coroaram o encerramento do projeto que certamente continuará, por um bom tempo, reverberando tanto em Alagoas quanto no mundo”, ressalta Rayne Ferreti.
Com imagens e depoimentos capturados com câmeras de celular, o filme registra os impactos, percepções e relatos locais sobre a pandemia. O êxito no festival simboliza mais um importante reconhecimento para o projeto que deu visibilidade ao cenário urbano e às vidas humanas mais vulnerabilizadas na capital durante a crise sanitária provocada pela Covid-19.
O documentário estará disponível no início de 2021, no canal oficial do Onu Habitat, na plataforma de vídeos Youtube, no link: https://www.youtube.com/user/unicrio
Leia mais: Onu desenvolve projeto contra a pandemia nas grotas de Maceió