Documentário realizado por estudantes e professores faz críticas às UPPs

Crédito: Divulgação.

O problema da insegurança e da violência urbana preocupa muitas pessoas. Sob a promessa de melhorar a situação, o governo estadual, tendo à frente Sérgio Cabral, inaugurou a primeira Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no morro Santa Marta, em 2008. Nos seis anos seguintes, outras 37 UPPs foram instaladas em favelas cariocas. O projeto do governo estadual contou com amplo apoio dos meios de comunicação e foi muito utilizado na propaganda política de Cabral e de seu sucessor, Luiz Fernando Pezão. Porém, desde o início, foram feitas críticas ao projeto.

A partir deste cenário, estudantes e professores do Colégio Pedro II, que compõe o grupo “Cinema Crítico CP2”, visitaram diversas favelas e entrevistaram moradores e ativistas, perguntando sobre as transformações vividas em suas regiões desde o início da instalação das UPPs. A partir dessas entrevistas, nasceu o documentário “Pacificação? As UPPs e a violência no RJ”, que aborda diferentes temas, como a truculência policial, as más condições de trabalho dos policiais, o racismo, as remoções e o debate entorno da proibição/legalização das drogas.

Foram entrevistados:  André Constantine (Morro da Babilônia / Favela não se cala), Cosme Felippsen (Morro da Providencia), Repper Fiel (Santa Marta / Visão da Favela Brasil), David Amen (Alemão / Raízes em Movimento). O filme também tem depoimentos do deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ), delegado Orlando Zaccone, MC Leonardo (Rocinha / Apafunk ), Rodrigo Pimentel (ex-Bope), Adriana Facina (historiadora), vereador Tarcísio Motta (PSOL-RJ), dentre outros. O filme é centrado nas falas dos favelados, que não costumam ter muito espaço nos veículos tradicionais de comunicação.

O filme “Pacificação? As UPPs e a violência no RJ”, pode ser encontrado no Youtube. Seus organizadores tem interesse em organizar exibições em associações e escolas. Os interessados devem entrar em contato pelos e-mails: cinemacriticocp2@gmail.com e jbareas@gmail.com.