A estação do verão começou no último dia 21/12, e as temperaturas mais altas nessa época podem ter aumento de casos de doenças sazonais, entre elas a gripe.
Outra situação de alerta, é o período pandêmico, no qual sintomas da Covid-19 podem se confundir com uma síndrome gripal.
As crianças podem sofrem com as infecções de vias aéreas superiores, os resfriados e as gripes; e as infecções gastrointestinais, que são as diarreias e os vômitos. Isso acontece em virtude da sazonalidade das doenças e do convívio entre as crianças.
As doenças virais comuns nessa época do ano, são autolimitadas. Ou seja, as crianças têm alguns sintomas por dias consecutivos, que variam de intensidade. Caso avance para um caso mais grave, com ocorrência de febre, por exemplo, o pediatra deve ser procurado.
Prevenção
As crianças a partir dos cinco anos de idade devem ser estimuladas a usar máscara, além de manter as mãos sempre limpas.
Os alimentos devem ser lavados e guardados adequadamente para evitar infecções gastrointestinais.
Evitar aglomerações, ambientes confinados e com muita gente. Esses locais são ideais para disseminação de doenças.
A dica é procurar ambientes mais arejados como parques, praias, locais mais abertos.
Desidratação
Por passarem mais tempo expostas ao sol, as crianças também estão mais sujeitas à desidratação nos meses mais quentes do ano.
A desidratação pode ocorrer por diversos fatores e é preciso que os pais e responsáveis fiquem atentos aos sintomas para que o correto tratamento seja feito em tempo hábil.
Além do sol em si, fatores externos precisam ser identificados como potenciais causadores de insolação e queimaduras na pele. Os guarda-sóis de plástico, por exemplo, são um risco.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas