A Mostra Cinemão Z.O. encerra a temporada neste fim de semana em Urucânia e Paciência, exclusivamente na Zona Oeste do Rio de Janeiro. E, pela primeira vez, o Cinemão promove uma “Curadoria Interativa”, onde os moradores escolherão os filmes que desejam assistir dentro da cartela de filmes que serão disponibilizados. Os moradores da Zona Oeste terão a oportunidade de assistir no fim de semana filmes premiados de animação, documentário e ficção, que serão exibidos em praça pública num super telão inflável. A cartela de filmes conta com 80 títulos de longa metragem (disponibilizados pela Ancine) e, inclusive, com o longa metragem que acaba de entrar em cartaz nos cinemas: Híbridos: Os Espíritos do Brasil, de Vicent Moon e Priscila, curtas infantis, como Meu amigo Nietzsche, O balãozinho Azul, de Faustón Silva, entre outros fazem parte da cartela.
Amanhã a mostre será em Urucânia e no domingo (15), em Paciência.
“Os bairros populares precisam de intervenção de saúde, educação , saneamento, transporte, segurança e também de cultura. Ocupar espaços públicos e populares com o cinema é, em si, um grandioso ato da indústria audiovisual. O cinema vai encontrar com uma parcela da população que mais sofre nesta cidade”, afirma o produtor e exibidor do Cinemão, Cid César Augusto.
Sobre o Cinemão
O Cinemão é uma rede exibidora popular, uma sala de cinema móvel. Trata-se de um carro aparelhado para exibição de filmes, equipado com projetor de alta performance, super telão inflável, sistema de som, cadeiras e pipoqueira.
Este projeto está em atividade desde 2010 e protagoniza o maior número de intervenções cinematográficas em espaços públicos no Rio de Janeiro.
O objetivo principal é democratizar e promover o cinema brasileiro de forma prática, gratuita e eficiente. O projeto exibe uma produção nacional (curtas e longas de todos os gêneros) de forma democrática e acessível, atendendo a toda e qualquer população. Também faz parte deste projeto a realização de oficinas de audiovisual para crianças e adolescentes.
A partir de acordos com distribuidores nacionais, o Cinemão funciona como uma importante janela para democratização do cinema brasileiro.
Também realiza oficinas de audiovisual e usa tecnologia própria por meio do Aplicativo “Cinemão” para o estímulo de construção de narrativas populares.
Com o intuito de difundir ainda mais as realizações propostas e atuar no processo de formação de plateias para o cinema nacional, tanto a exibição dos filmes e as oficinas possuem entrada franca em todas as suas atividades.
Serviço:
Mostra Cinemão Z.O.
Data: 14/4
Horário: 19h
Local: Campo da Rua Quinze, Urucânia – RJ.
Data: 15/04
Horário: 19h
Local: Praça do Ponto Chic. Paciência – RJ.
Entrada gratuita.
Classificação livre.